Escassez da agua no planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escassez da no Planeta Terra

É difícil acreditar que isso aconteça aqui, onde dois terços da superfície estão cobertos por imensos mares, rios, lagos e geleiras, sem considerar o estoque gigantesco de água subterrânea. No entanto, está acontecendo...
É verdade que apenas uma pequena parte do total é de água doce. Também é verdade que sua distribuição pela Terra é desigual. Mas estamosfalando de um recurso em constante renovação, que já foi suficiente para atender às necessidades de todos os seres vivos do Planeta. O Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial da Água, divulgado em 2003 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), órgão responsável pelo Programa Avaliação da Água no Mundo (WWAP) afirma que, em 50 anos, entre 2 e 7 bilhões depessoas não terão acesso à água de boa qualidade e em quantidade suficiente.
Mesmo tão grave, a ameaça pode ser resumida numa fórmula simples: gastamos mais do que temos disponível; poluímos dez vezes mais do que consumimos, e desperdiçamos uma quantidade incalculável da água que tratamos.
Existem, porém, outros elementos a serem acrescentados a esse quadro, uma vez que a água não é consumida apenaspelos seres humanos: é compartilhada com todos os outros seres vivos. Como a população humana, bilhões de exemplares das mais de 10 milhões de espécies existentes no Planeta também sofrerão os impactos da nossa poluição, do nosso excesso de consumo e do nosso desperdício. Mais: como outros bens naturais essenciais aos seres humanos, a oferta da água depende diretamente do estado de conservaçãodos ambientes naturais. Portanto, se os bilhões de seres vivos que compõem a diversidade dos ecossistemas naturais estão sujeitos à escassez, isso significa que suas funções ecológicas essenciais serão afetadas e há risco de colapso dos ecossistemas de água doce, comprometendo qualquer perspectiva de solução.
Identificar as causas da escassez de água no mundo é o primeiro passo para evitar taldesastre. Nas últimas décadas, duas grandes tendências dividem as discussões internacionais sobre o tema. A primeira, dominante nas esferas oficiais, atribui o problema ao mau uso dos recursos hídricos e à falta de modelos modernos de gerenciamento econômico para sua regulação. A outra, amparada da por grupos não-governamentais e acadêmicos, aponta a destruição da biodiversidade em escala global comoa gênese da crise. As causas, na verdade, são complementares, e é da fusão dessas duas correntes — e das soluções para as quais elas apontam — que será construída uma saída para o futuro.
O fato é que o crescimento da demanda por água no planeta é quase exponencial: enquanto a população do Planeta dobrou, entre 1900 e 1997, o consumo de água cresceu mais de 10 vezes. Dados de 1940 apontam oconsumo médio de água por pessoa de 400 m3/ano enquanto, em 1990, esse número já havia chegado a 800 m3/ano. Esse consumo médio inclui toda a água utilizada por atividades produtivas, além de saciar a sede da população humana.
Não bastasse o comprometimento dos ecossistemas de água doce pela forte pressão da demanda por água para abastecimento e produção, os rios também foram e continuam sendousados para diluir resíduos provenientes de esgotos, lixo doméstico, efluentes industriais e insumos químicos da agricultura. Estima-se que cerca de 2 milhões de toneladas de lixo são jogadas diariamente em rios e lagos da Terra, e que 12 mil km3 de água estejam poluídos em todo o mundo. Se as taxas de poluição mantiverem o atual ritmo de crescimento, esse número saltará para 18 mil km3 de águaspoluídas até 2050!
Medidas isoladas de saneamento, como expansão da oferta de água para abastecimento público, também aumentam a poluição dos rios. Luiz Lobo, no livro Em busca da universalização afirma que, para cada metro cúbico de água tratada consumida produz-se outro metro cúbico de água servida. Como a implantação dos serviços de coleta e tratamento dos esgotos não ocorre junto com a...
tracking img