Resumo - A Negociação da Participação nos Lucros e Resultados_Estudo em Quatro Setores da Economia Brasileira

592 palavras 3 páginas
Definição de PLR
Sempre foi difícil negociar PLR no Brasil, tanto para trabalhadores quanto para empresários. Para o sindicalismo brasileiro mais combativo e representativo, a dificuldade foi sobretudo de natureza ideológica, já que participar dos lucros seria aceitar os valores capitalistas. Da sua parte, as empresas temiam estar criando possibilidades de os trabalhadores conhecerem o desempenho empresarial, econômico e financeiro, dando-lhes oportunidade e poder de questionar a gestão e dela participar.
Em termos gerais, os empresários brasileiros estão perdendo preciosa oportunidade de utilizarem um instrumento gerencial que abriria grandes possibilidades para negociar maior comprometimento dos trabalhadores com os objetivos das empresas.
Partindo-se do princípio de que a PLR, para vir a ser um formidável instru- mento de gestão, uma probabilidade de obter-se mais comprometimento organi- zacional por parte do trabalhador, cumpre que seja efetivamente negociada, a intenção desta pesquisa foi verificar qual o alcance das negociações em torno da
PLR, em quatro dos setores mais dinâmicos da economia, onde os sindicatos realmente têm poder de barganha.
Comentário sobre a parte de METALURGICA
No setor de telecomunicação a mudança também aconteceu
A partir de 1996, os sindicatos de todo o país negociaram com as empresas de telecomunicações (TELEs) o valor pago a título de PLR, equivalente a uma par- cela fixa em dinheiro, igual para todos os trabalhadores, acrescida de percentual proporcional à remuneração de cada um.
Assim a aplicação da PLR houve mudanças e divergências com o passar dos anos, tendo prevalecido
Prevaleceu a lógica negocial, tendo sido encontrado um meio termo, com valor misto, dividindo a PLR em duas parcelas, uma proporcional ao salário e outra fixa para todos os empregados. O piso de R$1.200,00 implicou ganho adicional para os trabalhadores de rendimentos mais baixos que este valor.
Onde ambas as partes interessadas, dirigentes

Relacionados