Resumo a mente de um empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este é um livro acerca das questões emocionais que são ignoradas por outros livros de negócios: os sacrifícios feitos, a luta para escolher e trabalhar com sócios certos, a pressão da incerteza e do possível insucesso, os ápices vertiginosos e viciantes do sucesso, o desafio de desenvolver e motivar uma equipe: tudo aquilo que você vivenciará ao criar uma nova empresa. Trata dajornada que todos os empreendedores têm de assumir.

CAPÍTULO 1

Em qualquer nova empresa, você precisa de um “cônjuge de negócios”; alguém que vai dividir as dores com você. Não pode ser um funcionário. Precisa ser um sócio comprometido financeiramente com o negócio. É fácil se entusiasmar assim que você tem a idéia e está nos primeiros dias do negócio, mas não é fácil achar empreendedores capazesde sobreviver sem um sistema sólido de apoio quando o negócio se desenvolve. A maior parte das vezes esses sistema de apoio vem dos sócios.
A decisão mais importante, porém, em qualquer nova empresa envolve pessoas. São elas que fazem ou quebram um negócio. Você tem de ser brutal com você mesmo sobre a mistura correta de habilidades na escolha de um sócio. Precisa dedicar mais tempo paraencontrar os profissionais certos do que para qualquer outra coisa.
Na maioria das relações, há frequentemente um parceiro dominante. E isso é verdade a respeito da relação comercial. O segredo para fazê-la funcionar é entender esse fato desde o inicio: entender quem é o chefe e se certificar de que seja aceitável para todos os envolvidos. Você precisa de um processo de tomada de decisão e dereconhecimento de como isso funcionará. Alguém, o chefe, precisa tomar a decisão final. Nem tudo deve ser regido pela confiança. Também é importante ter algo legalmente vinculado em vigor.
Conceitos básicos que você precisa seguir ao escolher o sócio do negócio:
Entre em acordo sobre o que vocês esperam um do outro especificamente e a fundo. É fundamental que saibam e aceitem o que o outro está fazendo evai fazer, especialmente se tiverem demandas diferentes em termos de estilo de vida.
Decida quem é o chefe logo de saída e por quê. Não se esquive dessa questão.
Considere as habilidades que você tem na equipe. Você e seu sócio possuem habilidades complementares? Você tem de ser muito objetivo sobre isso, ainda que o tempo tenha passado e vocês estejam todos comprometidos.
Formalize. Aconfiança equivale a 80%, mas nunca se baseie somente na confiança em relação ao outro lado. Se houver confiança mútua, então não deve haver problema em colocar tudo por escrito. Muitos empreendedores odeiam assumir compromissos e querem ser capazes de ziguezaguear o tempo todo.
Planeje-se tanto para o desastre como para o sucesso. Assim ninguém pode reclamar depois. Na maioria dos negócios, nem todos osfundadores originais permanecem na empresa. Alguns sairão ao longo do caminho, satisfeitos ou não. Você precisa refletir sobre todos os cenários possíveis.
Tente se dar bem com os respectivos parceiros pessoais da diretoria, quer seja marido, mulher, namorada ou o namorado. Se os sócios ficarem isolados ou enfezados, isso será motivo de outro estresse considerável na empresa, e você não precisadisso.



CAPÍTULO 2

Todos nós podemos ser muito severos quando julgamos os negócios das outras pessoas, mas é muito mais difícil isso acontecer em relação ao próprio negócio. Saberemos se a idéia for boa somente quando começarmos a ganhar dinheiro.
As boas idéias dão dinheiro. Você precisa vender algo que as pessoas querem comprar. Se não existir demanda, será uma má idéia. Mas muitasidéias precisam de investimento para decolar.
Como você pode saber se a sua idéia é boa, já que leva tempo para você se estabelecer? Esse projeto pode depender de tecnologia para ser desenvolvido, ou pode ser uma fábrica que necessita de investimento. Você pode fazer muita pesquisa de mercado, e isso ajuda de certa forma, mas no final, somente quando houver lucro você terá certeza de que a idéia...
tracking img