Resumo - vehicular networking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São João del-Rei
Campus Alto Paraopeba

Resumo: Vehicular Networking:
A Survey and Tutorial on Requirements, Architectures, Challenges, Standards and Solutions

Resumo do artigo: Redes Veiculares: Um exame e tutorial dos requerimentos, arquiteturas, desafios, padrões, e soluções.

Giancarlo Gabriel Germini Pereira
4º período em Engenharia Mecatrônica

OuroBranco, 19 de julho de 2012
Abstract: “As Redes Veiculares possuem um significante potencial para a criação de diversas aplicações associadas à segurança e eficiência no tráfego, e entretenimento através de rede. Neste artigo, exame e manual, nós introduzimos as características básicas de redes veiculares, fornecendo uma visão geral dos aplicativos e requerimentos associados, juntamente com osdesafios e soluções propostas. Complementando, nós fornecemos uma visão geral das tendências e implementações de programas em ITS e projetos nos EUA, Japão e Europa. Além disso, como arquiteturas e protocolos de redes veiculares são empregados em programas e projetos nos EUA, Japão e Europa, são discutidos.”

Introdução

Na introdução, o autor tem a preocupação de exibir a importância que o tema temno âmbito tecnológico, através principalmente de exemplos. Como primeiro argumento ele cita os ITS (Sistemas inteligentes de transporte) e seus principais objetivos, que são: “operação de veículos, gerenciamento de tráfego de veículos, assistir ao motorista com a segurança e outras informações, juntamente com a provisão de aplicações convenientes aos passageiros“. Ele cita ainda a necessidade dacriação de padrões para que seja possível a normatização do tema.
Ainda neste primeiro contexto, são apresentadas os grandes desafios a serem enfrentados. Entre eles: alta mobilidade dos nós e muita variação de velocidade entre os nós. Segundo o autor as redes veiculares podem ser o tipo de redes ad hoc mais amplamente aplicado em alta escala.

Aplicações e requerimentos de redes veicularesa) Aplicações e casos de uso

Aplicativos de segurança ativa nas estradas:
Estes aplicativos tem por objetivo (como o próprio nome diz) de aumentar a segurança no trânsito, diminuindo o número de colisões e consequentemente o número de mortos e feridos. Isto pode ser feito através da comunicação entre os carros e as unidades à beira da pista. Tais informações podem ser usadas paradeterminar posição e velocidade, entre outras propriedades do veículo, além de ajudar na determinação de pontos de perigo estratégico na pista. Os exemplos apresentados pelo autor são:
Alarme de colisão em interseções de vias: através de comunicação entre carros próximos a um cruzamento, evita-se surpresas na passagem pela interseção.
Assistente em troca de pista: auxilia na troca de pista,principalmente nos pontos cegos, evitando assim, colisões laterais.
Alarme de ultrapassagem: os veículos se comunicam, avisando sobre possíveis impedimentos ou problemas durante uma ultrapassagem.
Alarme de colisão frontal: através de avisos enviados com antecedência evita-se a colisão entre carros em sentidos opostos. Também conhecido como “Alarme não ultrapasse”.
Alarme de colisãotraseira: avisa ao motorista sobre possíveis pontos de frenagem brusca a frente.
Alarme de colisão frontal através da cooperação de veículos: diminui o risco de acidentes através da cooperação entre os veículos: (não entendi...)
Alarme de veículo de emergência em proximidade: avisa se um veículo de emergência em atividade estiver vindo em direção ao veículo.
Sensor/ alarme de pré colisão:neste caso uma batida iminente é inevitável. Assim as informações trocadas entre o veículo e as unidades à beira da estrada, são usadas para minimizar os impactos da batida sobre os passageiros.
Assistente de cooperação em cruzamentos: veículos em um cruzamento “negociam” entre si e com as unidades à beira da estrada, de forma a posicionar-se evitando colisões.
Luzes de freio eletrônicas...
tracking img