Resumo unicamp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Unicamp adotou um novo modelo de redação que desafia os candidatos a desenvolverem textos de diversos gêneros com distintas abordagens. Para realizar uma boa produçãotextual nos vestibulares de todo o país é necessário ter o hábito de ler e aqueles que não têm salienta-se a importância de ter contato com diversos gêneros textuais de diversossuportes.

Esse contato com determinados textos de qualidade que circulam nos meios de comunicação auxilia no desenvolvimento de vocabulário, na compreensão de estruturassintáticas, além de possibilitar conhecer informações úteis a diversas disciplinas e suas questões. O candidato tem grandes chances de encontrar na prova um desses temas lidospreliminarmente, fato que irá auxiliar em uma melhor apreensão do tema abordado.

Ocorreram algumas mudanças na prova de redação da Unicamp, vale ressaltar que esta provafaz parte da primeira fase do processo seletivo. Antes, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) apresentava três propostas de produção, a saber: umtexto dissertativo, um texto narrativo e uma carta argumentativa. Dentre elas, cabia ao candidato escolher realizar a que mais lhe agradasse.

Porém, a partir do processoseletivo de 2011, a prova de redação passou a oferecer três opções de textos de diversos gêneros, todos eles obrigatórios, mas a Comvest informou que no processo de 2013, oscandidatos terão duas opções de textos de gêneros diversos e execução obrigatória.

Os temas de redação da Unicamp são variados e na prova há pelo menos um texto-motivador(texto-fonte) para auxiliar em cada produção. Mesmo com todas as mudanças estruturais da redação, o peso desta no exame continua sendo 50% da nota da primeira fase do vestibular.
tracking img