Resumo TOI

Páginas: 30 (7476 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Modernização e constituição da Administração como campo de conhecimento

O pensamento administrativo como Fruto do Processo de Modernização da Sociedade:
Está diretamente ligado com o surgimento da consolidação da burocracia. Esta, que é uma estrutura organizacional que permite a coordenação da atividade humana para a realização de objetivos comuns dentro de uma perspectiva de longo prazo. Opensamento administrativo surge com base na consolidação da lógica de mercado e das estruturas burocráticas como forma de organização do trabalho humano, com o objetivo inicial de aumentar a produtividade e gerar lucro. Desta forma, dá-se para dizer que este pensamento evolui segundo o funcionamento da burocracia e de suas disfunções.

Consolidação das Estruturas Burocráticas e o Processo demodernização:
As três formas de Autoridade Segundo Weber e as Bases do Estado Moderno: O processo de modernização é a progressiva substituição de estruturas sociais baseadas na autoridade tradicional, como a sociedade medieval, por estruturas sociais baseadas na autoridade racional-legal e pela emergência de uma lógica de mercado.
Tradicional = mitos, costumes, tradições
Processo de ModernizaçãoCarismática = processos identificatórios grupais, líder, qualidades pessoais
Racional-Legal = regras, normas, direitos e deveres
Max Weber, estudando as relações entre a economia e sociedade, trata da questão da legitimidade que fundamenta o exercício da autoridade. Temos então:
Autoridade Tradicional – baseada nos costumes e tradições de uma cultura. A autoridade dos patriarcas e anciãos nassociedades antigas e o poder do senhor feudal. Baseiam-se na legitimação garantida pela tradição religiosa, crenças e costumes sociais.
Autoridade Carismática – baseada nas características pessoais de um indivíduo. Os profetas, heróis, guerreiros e líderes normalmente são reconhecidos pelos seus feitos e qualidades pessoais, o que diz respeito nesta autoridade.
Autoridade Racional-Legal –refere-se à autoridade baseada nas regras e normas estabelecidas por um regulamento reconhecido e aceito por todos os membros de dada comunidade. O ordenamento jurídico estabelece competências, direitos e deveres, atribuídos a cada função e a autoridade se impõe pela obediência a esses princípios.
A autoridade Racional-Legal como base do Estado Moderno: com vista nesta divergência de tipos deautoridade, Weber opõe a estrutura e o funcionamento da sociedade tradicional à sociedade de massa, formada a partir da industrialização. O fundamento do Estado Moderno é a burocracia, que nada mais é que uma derivação da racional-legal. Dizemos então que a legitimidade duma lei, nesta autoridade, é dada através de procedimentos legalmente aceitos nas sociedades em questão, ou seja, dentro duma empresa umregulamento é considerado legítimo se foi elaborado por uma autoridade detentora do direito legal de fazê-lo.
A legitimidade tradicional, ao contrário, baseia-se na crença de que a ordem social estabelecida em mitos e tradições é sagrada e a justificativa dessa autoridade, faz-se pelo caráter sagrado e religioso do poder, fruto de hábitos e costumes já consolidados na sociedade em questão.Entretanto, na sociedade industrial a legitimidade do exercício da autoridade não tem mais este caráter da sociedade tradicional.
Por sua vez, a autoridade carismática, permanece na sociedade industrial na figura do líder. A legitimidade carismática é dada conforme a capacidade do líder, no qual a multidão projeta as suas esperanças e anseios. Este tipo de reconhecimento na personificação do líder,normalmente é temporário, sendo menos estável que aqueles baseados na regra ou no costumes. Um profeta que não é mais percebido como tal, um santo ao qual o grupo não atribui mais milagres, um guerreiro ao qual não apresenta mais os anseios de vitória; todos estes podem ver seu reconhecimento que um dia fora-lhe atribuído, extinguir. Dado aí, a perda da autoridade para com seus seguidores.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LIGHT
  • Segunda APS TOI CC
  • AÇÃO INDENIZAÇÃO LIGHT-TOI
  • Problema gerencial de toi anhanhuera
  • TOI
  • Toi atps 3 etapa
  • RESUMO DO RESUMO
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!