RESUMO THECORPORATION

871 palavras 4 páginas
Resumo do Documentário The Corporation

O documentário The Corporation examina a natureza, a evolução, o impacto e o possível futuro da corporação moderna. Busca mostrar, através de entrevistas e exemplos, o lado egoísta e manipulador das corporações.
O documentário inicia explicando que há 150 anos atrás a grande incorporação era uma instituição insignificante, se tornando nos dias de hoje uma instituição dominante. A corporação é um paradoxo, de um lado é uma instituição que cria riquezas, e de outro que causa muito mal. Segundo o documentário, a corporação é um todo em que, se uma parte for tirada o restante não funciona por isso todos os seus membros tem que trabalhar juntos em busca de vários objetivos, onde o principal deles é obter grandes e crescentes lucros para os donos do negócio ou acionistas. Devido à busca incessante pelo lucro, o documentário aborda a corporação como criações artificiais, chamadas de monstros que devoram o máximo de lucro possível às custas de quem quer que seja. Onde inicialmente eram instituições mantidas com o objetivo de servir ao interesse público com a prestação de alguns serviços, hoje são vistas como corporações que buscam o lucro máximo.
A corporação moderna surgiu na era industrial, essa era começou em 1712, onde se fabricava mais por homem hora, maior produção têxtil, automotivo, etc.
Assim a guerra Civil e a revolução industrial deram enorme impulso às corporações, com a expansão das ferrovias, das indústrias pesadas, dos bancos. Com a expansão das corporações elas passaram a oferecerem mais bens e serviços, necessários para manutenção e melhoria da nossa vida. Porém elas só passaram a oferecer esses bens e serviços com o propósito de aumentar o lucro para os acionistas, visto que para eles o lucro nunca é suficiente. O documentário mostra que as corporações se aproveitaram da constituição que havia sido criada para a libertação e cidadania dos negros nos EUA, utilizando-se da constituição para intitular-se como

Relacionados