Resumo: teoria funcionalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTOS PRINCIPAIS
* O quadro interpretativo dos meios de comunicação de massa adapta-se à teoria do estrutural funcionalismo.
* A teoria funcionalista dos mass media constitui essencialmenteuma abordagem global aos meios de comunicação de massa do seu conjunto.
* A questão de fundo já não são os efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação de massa na sociedade.
* A teoriafuncionalista dos mass media, ao mesmo tempo que passa do estudo dos efeitos para o estudo das funções, refere-se a um outro contexto comunicativo, associado a presença normal dos mass media nasociedade.
* Na evolução do estudo da comunicação de massa a teoria funcionalista ocupa uma posição muito precisa, que consiste na definição da problemática dos mass media a partir do ponto de vista dasociedade e do seu equilíbrio, da perspectiva do funcionamento do sistema social no seu conjunto e do contributo que as duas componentes dão a esse funcionamento.
* Já não é a dinâmica interna dosprocessos comunicativos que define o campo de interesse de uma teoria dos mass media, mas sim a dinâmica do sistema social e o papel que nela desempenham as comunicações de massa.
* Perspectivasemelhante à das teorias gerais: Tornar pertinente o estudo das comunicações de massa a partir do problema do equilíbrio e dos conflitos sociais.
A POSIÇÃO ESTRUTURAL-FUNCIONALISTA
* Teoriahipodérmica: Descrevia a ação comunicativa como uma mera relação automática de estímulo e resposta.
* Teoria sociológica do estrutural-funcionalismo salienta a ação social, o sistema social na suaglobalidade é entendido como um organismo cujas diferentes partes desempenham funções e integração e de manutenção do sistema.
* Os seres humanos aparecem como “drogados culturais” impelidos a agirsegundo o estímulo de valores culturais interiorizados que comandam a sua atividade.
* Imperativos funcionais que todo o sistema social deve enfrentar
* A manutenção do modelo e controle das...
tracking img