Resumo tendencias do jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RÜDIGER, Francisco. Tendências do Jornalismo. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

Tendências do Jornalismo

O jornalismo gaúcho experimentou até os dias atuais sumariamente dois regimes: o regimepolítico partidário, estruturado após a Revolução Farroupilha e constituído pelos tipógrafos que configuram “as raízes do jornalismo no Rio Grande do Sul”; e o regime dominado pelo jornalismo informativo e aindústria cultural que originaram algumas das empresas de comunicação consolidadas até hoje no estado e várias das práticas do jornalismo ainda vigentes. Uma síntese da história do jornalismo noestado do Rio Grande do Sul, contada a partir do ponto de vista histórico social, delineada cronologicamente.
O Jornalismo como uma prática social consistente nasceu dentro do processo de formação domundo moderno em meados do século XVII, devido à necessidade iminente do Estado de formular meios de comunicação que firmasse e estendesse seu domínio. No Rio Grande do Sul, a gênese da imprensa estáligada ao processo político que acarretou a Revolução Farroupilha. Nesta época as tipografias constituíam pontos de reunião de facções políticas que encarregavam seus membros de redigirem periódicos, aque surge então o primeiro jornal gaúcho – o Diário de Porto Alegre, inaugurando, no estado, a chamada imprensa.
Os tipógrafos figuram, segundo o autor, as raízes do jornalismo que não tendo ainda umestatuto definido, designava seus realizadores de “escritores públicos”. A carreira desses pioneiros, de redação política exagerada e apaixona, foi conflituosa e violenta - sofriam represálias, eramalvo de agressões físicas e frequentemente vítimas de processo e prisões por crimes de imprensa. Os pasquins, céleres pelos ataques morais e abusos de linguagem que continuamente despertavam a ira dasautoridades, expressam bem esse jornalismo conflituoso. As recorrentes perseguições policiais aos “pasquineiros” marcaram o nome do pasquim, que entrou em declínio na metade do século, dando luz às...
tracking img