Metodologia de Pesquiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1 – RESUMO.............................................................................................................
2
2 – INTRODUÇÃO.....................................................................................................
3
3 – DESENVOLVIMENTO.........................................................................................
4
4 –CONCLUSÃO......................................................................................................
6
5 – REFERENCIAS....................................................................................................
7

RESUMO
Este trabalho tem por finalidade a análise da evolução jornalística virtual. Tal análise nos mostra a importância de seguir novas tendências de compartilhamento de informação paranão perder espaço em um mercado tão competitivo como é o de Jornalismo.
Grande parte dos meios de comunicação e jornalistas fazem uso de ferramentas virtuais para divulgação de seu trabalho, além de também usá-la como fonte em suas matérias. Para que fosse possível a realização deste trabalho, recorremos a uma séries de paginais virtuais que continham uma abordagem sobre o assunto.Palavras-chave: Redes sociais; Jornalismo; Facebook; Twitter.
INTRODUÇÃO
Com o surgimento das redes sociais, os meios de comunicação estão ficando cada vez mais dinâmicos e acessíveis. Através das mídias eletrônicas, a distribuição das informações estão se diferenciando dos meios tradicionais, como por exemplo, a impressão de revistas e jornais. A transformação da comunicação transforma também asociedade. As novas tecnologias têm causado um impacto que vem mudando a maneira de pensar e de se relacionar.
Tudo esta tendendo a girar em torno da tecnologia. Com o objetivo inicial de facilitar o relacionamento de pessoas, as redes sociais se tornaram algumas das melhores fontes de notícias e pesquisas, ao contrário dos demais meios, ela proporciona uma total interação e participação dos leitores,pois ao contrário dos demais meios de informação, nas redes sociais os leitores podem ir muito além de apenas ter acesso a informação, ele passa também a ser fonte de informação. Ao contrário da mídia impressa, tudo o que está na mídia virtual pode ser refeita, complementada e adequada a qualquer momento.

“No lugar de uma criação que resulta em um objeto pronto, com as novas tecnologias dainformação, verificamos a emergência do processo
colaborativo entre grupos para criar um trabalho, performance, evento ou projeto. Dentro da lógica da criação colaborativa, opera um modo de trabalho baseado na coleta, na classificação e na associação dos trabalhos pré-existentes, dentro de um universo bastante variado. Nesse sentido, criar é reunir fragmentos de estéticas disponíveis na rede para quese atribua a estes novos significados e valores. O fundamento da colaboração em nova mídia é a reinterpretação coletiva, portanto. Esta serviria como uma proposição rítmica original para que uma sugestão inicial possa ser modificada ou complementada”. (MALINI, 2008, p.3/4)

A democratização da informação tem alguns desafios, dentre eles podemos citar: Produzir conteúdo atrativo visto queestando exposto a diversas fontes de informação, o internauta dará preferência a que julgar mais dinâmica e confiável.



Desenvolvimento
“Uma pesquisa realizada pela PR Oriella Network revelou que muitos jornalistas brasileiros buscam mais informações nas mídias sociais do que nas assessorias  de imprensa. Cerca de 66,67% dos entrevistados disseram utilizar o Twitter como fonte de informação. Osoutros 40% disseram utilizar o Facebook”. (BESSA, Ana Paula. 2013).

A velocidade da transmissão e troca de informações pelas redes sociais estão elevando o jornalismo a um novo patamar. Hoje, todos os grandes jornais tem sua página de notícias em sites de relacionamentos como Twitter e Facebook. A interação que ambos proporcionam entre o usuário e a matéria tem feito com que a notícia se...