Resumo sobre o progresso na amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Tenente Rêgo Barros
Área de conhecimento: Geografia
Professor: Jorge França
Turma: 32A-3
Aluno: Lucas Ferreira nº17

* Resumo do filme:
Progresso. Primeiramente é preciso discutirdo que se trata afinal esta palavra. Ou melhor, não do que se trata, mas como e para quem. A ideia de progresso realmente tem de estar atrelada a marginalização de um grande contingente populacionalpara o benefício de alguns poucos?
Essa é uma das questões fundamentais das quais o filme exposto em sala trata. Isto porque a forma como esse crescimento econômico é promovido se dá de uma maneiraviolenta e agressiva ao meio e a quem vive neste meio. Mas esta é uma questão a ser discutida mais tarde, pois primordialmente é preciso dar um cenário a esta grande trama.
Amazônia. A maior área defloresta tropical do planeta que abrange 8 países, tendo como principal deles o país verde e amarelo, o Brasil. Imensa biodiversidade que nem ao menos chegou a ser totalmente estudada e importantíssimapara o equilíbrio pluviométrico e climático de muitos lugares. Nas últimas quatro décadas a região amazônica passou a ser vista como um grande berço para o nascimento de grandes projetos. Essesconduzidos principalmente com capital privado das grandes multinacionais, ou seja, majoritariamente direcionados ao mercado internacional.
Aí faz-se o primeiro conflito: todo esse “progresso” e“crescimento” ou não afeta positivamente a população da região ou pelo contrário, tira delas o seu sustento, suas casas, suas famílias, enfim, sua vida.
Com métodos como grilagem de terra, receber concessão dogoverno, se aproveitar do fraco cumprimento da lei e da mais fraca ainda proteção ao pequeno produtor, essas empresas se instalam de maneira extremamente predatória na região, causando destruição dafloresta, por ter de desmatar enormes áreas, e expulsando e até matando os que tentam se opor a esse crescimento desordenado.
Entretanto, como mostra o filme, a maioria da população nem ao menos...
tracking img