Resumo sobre rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEÓRIA POLÍTICA E SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: LOURDES DE LIMAROUSSEAU
























NATAL-RN

2012



ROUSSEAU

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.



“Os frutos sãopara todos e a terra é de ninguém”. Para Rousseau, o início da desigualdade entre os homens se da a parti do memento em que um homem passa a apoderasse de um terreno afirmando: Isso é meu. E nãoencontrando pessoas que o contradigam ele torna-se proprietário único desse terreno.

O primeiro sentimento do homem foi o da sua existência e o segundo foi o de sua conservação.

Sob este aspecto, ohomem aprendeu a retirar da natureza os meios que lhe garantissem sua sobrevivência, sendo o homem primitivo obrigado a lutar contra outros homens e animais para garantir sua vida. Aprendeu acompensar a falta de coisas que ele tinha que ceder a um homem mais forte.

A experiência ensinou-os que, o único impulso das ações humanas é o amor ao seu bem estar. Percebeu que a coletividade poderiafazê-lo contar com a ajuda dos outros homens e aprendeu que a concorrência fazia com que desconfiassem uns dos outros.

Na assistência mutua reunian-se em grupo ou em bandos, reunião que durava apenasaté que a necessidade passasse. Em outro caso unian-se em troca de obter favores ou vantagens, fosse de forma aberta, onde todos sabiam as intenções ou não.

Quanto mais o homem esclarecia suasemoções, espiritualidades mais se aperfeiçoavam em suas habilidades.

Com a criação das primeiras formas de moradia foi estabelecido a distinção entre as famílias. Ao adquirirem uma situação menos nômade,onde não necessitassem ficar andando de um lugar para outro em busca de comida e boas condições climáticas, passaram a reuniren-se em bandos, formando em cada região uma nação particular, unida...
tracking img