Resumo sobre enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMAGEM - BACHARELADO
EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM

ATPS – ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
DE SAÚDE E ENFERMAGEM
KELLEN GAI

GISELE MOREIRA SOARES


PELOTAS, 25 MARÇO 2013
CAPÍTULO 3
A Organização Internacional de Saúde e Enfermagem
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é entre as organizações de saúde a nível mundial a de maior importância, sua sede encontra-se situada nacidade de Genebra, Suíça.
Na área da enfermagem, a organização mais influente é o Conselho Internacional de Enfermeiras ou International Council of Nurses (ICN), cuja historia demonstra que se trata da mais antiga organização de profissionais da saúde.
A OMS é uma entidade de natureza governamental, a qual é mantida financeiramente por doações e pela contribuição anual obrigatória dos paísesmembros, atualmente 191. A constituição da OMS foi adotada em julho de 1946, por representantes de 61 países membros, incluindo o Brasil, entrou em vigor em 07 de abril de 1948, data oficial de fundação da OMS.
Sua missão é levar toda a população do mundo ao mais alto nível de saúde possível, definindo-a como um “estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência dedoença ou enfermidade”.
Esse alto nível de saúde é considerado como um dos direitos de todo ser humano sem distinção de raça, religião ou condição social, política ou econômica. Relembrando um pouco da história da OMS, temos uma forte influência brasileira para a sua criação, o Dr. Geraldo de Paula Souza (1889 – 1951), sanitarista eminente, ajudou a criar o Instituto de Higiene, atual Faculdade deSaúde Pública da UFSP (Universidade Federal de São Paulo).
Segundo o medico chinês, Dr. Szeming Sze, foi num encontro informal juntamente com o medico norueguês, o Dr. Karl Evang, que o medico brasileiro sugeriu a criação, não mais de uma organização de saúde, mas sim de estabelecer uma única organização mundial de saúde.
Houve, porém, divergências em relação a esta idéia, pois a revista Tema, daFiocruz, menciona que foi o medico norueguês quem teria feito a sugestão, porém o medico chinês referiu bem claramente o nome do brasileiro como autor original da idéia. De qualquer forma o norueguês teve que retornar ao seu país antes do termino da conferencia, e, assim coube às delegações do Brasil e da china fazerem uma proposta conjunta, no dia 28 de maio de 1945, para que fosse estabelecidauma comissão para a criação de uma Organização Internacional de Saúde. A proposta foi aceita e aprovada e a saúde foi reconhecida como um campo de interesse internacional, de tal forma que foi incluída na Carta da ONU, no Capitulo IX, dispondo sobre a cooperação internacional, econômica e social, além de cooperação cultural e educacional.

Organização Pan-Americana de Saúde (OPS)
É o EscritórioRegional das Américas, e nasceu a partir de uma resolução da Conferência Internacional dos Estados Americanos que recomendou “celebrar uma convenção geral de representantes dos escritórios de saúde das repúblicas americanas”. Tal conselho se reuniu em Washington, DC, em dezembro de 1902, estabelecendo um conselho diretivo permanente, chamado inicialmente de Oficina Sanitária Internacional, passandopor alguns nomes até chegar a Organização Pan-Americana de Saúde. Portanto a OPS completou seu primeiro centenário em 2002. Em 1924, o código Sanitário Pan-Americano foi firmado em Savana, Cuba e ratificado pelos governos de 21 repúblicas americanas, conferindo-a funções mais amplas como órgão coordenador central de atividades sanitárias internacionais nas Américas.
Em 1949, essa oficina,juntamente com a OMS, firmou um acordo a partir do qual a OPS passaria também a servir como escritório regional da OMS para as Américas. Tanto que, no preâmbulo1 da Constituição da atual Organização Pan-Americana de Saúde se firma que esta é o órgão executivo da OPS, ao mesmo tempo em que cumpre suas funções de escritório regional da OMS. Então, em 2002, a OPS ao completar seu primeiro centenário,...
tracking img