Resumo sistema urinário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA URINÁRIO: É formado por 2 rins, 2 ureteres, 1 bexiga e uma uretra, dos 5 litros de sangue bombeados pelo coração a cada minuto aproximadamente 20% desse volume flui através dos rins.
NÉFRON:é a unidade funcional dos rins, composta por: 1) Cápsula de Bowmann 2) Túbulo contorcido proximal 3) alça de Henle 4) Túbulo contorcido distal 5) ducto coletor 6) glomérulo. Cada néfton é formado poruma parte arredondada chamada cápsula de Bowmann dentro do qual encontra-se um glomérulo. GLOMÉRULO: é um enovelado de capilares sanguíneos e é onde ocorre a formação do filtrado.possui uma arteríolaque traz o sangue a ser filtrado- aferente e uma com o sangue já filtrado- eferente. ESTRUTURA DO GLOMÉRULO: no glomérulo o líquido filtrado do plasma atravessa 3 camadas- endotélio fenestrado(membrana de filtração), membrana basal da cápsula de Bowmann, células epiteliais da cápsula.
FILTRAÇÃO GLOMERULAR: o sangue chega aos rins com uma pressão arterial muito grande para as estruturas doglomérulo. O plasma com as toxinas e moléculas pequenas estravasam com força para a cápsula de Bowmann passando assim os materiais que devem ser despresados, grande moléculas não atravessam sendo encontradono filtrado somente pequenas moléculas e sais.REABSORÇÃO RENAL: etapa que ocorre ao longo dos túbulos renais, iniciando pelotúbulo proximal( reabsorção das substâncias que saem da cápsulaglomerular).
TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL:o filtrado recebe o nome de urina inicial visto que ainda não pode ser executada.através do transporte ativo são reabsorvidas moléculas de glicose, aminoácidos,íons,sódio e cloro.com essas reabsorções o sangue fica mais concentrado e a água vai retornando ao plasma por difusão simples.ALÇA DE HENLE:continua a absorção de íons Na por transporte ativo e intensifica-se areabsorção de água- ramo descedente - permeável a água e ao cloreto de sódio; ramo ascendente – impermeável a água. TÚBULO CONTORCIDO DISTAL: as células do túbulo distal retiram do sangue íons...
tracking img