Resumo renascimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento

Renascimento: retomando valores, proibidos pela igreja, marca o início da idade moderna transição da sociedade medieval pela moderna, tomando valores da sociedade romana (saída daidade média para moderna).
Renascimento: sociedade urbana, burguesa, moderna, período feudal, clero, nobre, servo (todo lucro era ta igreja neste período a igreja católica é a instituição mais poderosa,influenciava em tudo, período das trevas.
Passagem do Teocêntrismo (Deus) para Antropocêntrismo (Homem).
“Tudo era justiçado pela vontade de Deus, depois tudo passou a ser justificado pelo homem”.Quem praticava contra a igreja católica qualquer ritual, cura, blasfêmia era julgado e morto pela Lei da Equisição onde eram queimados a praça pública os “bruxos e bruxas” assim era conhecido.
NoFeudalismo nada era comprado tudo era pela fé, no renascimento tudo era comprovado pela ciência, Deus não mais existia com o centro do universo.
A ciência crê que a religião criada para manipular oshomens de seus interesses, Deus não existe.
Para a igreja os “negros” não tinham alma eram tratados como coisas sendo escravizados. Os escravos eram mercadorias de luxo de valor. Após 111 anos a igrejacatólica através de Papa João Paulo II; no Brasil pediu desculpas por esse ato cruel, caindo em contradição a igreja.
Escravo: Mantido pelos senhores como mercadorias; Servo: Produção e lucro paraigreja e feudais; Assalariado: Relação de proprietários e não proprietários, mão de obra, compromisso com trabalho sendo dependente dele totalmente.
Nos protestantes há vocação para o trabalhodignifica o homem (dom de Deus) da condição para o indivíduo, amar e cuidar do próximo. Eles inauguraram a idéia do lucro, o dom de que Deus ajuda ao trabalhador.
No renascimento os homens são incentivadosao lucro, aos bens, classe burguesa.
Feudalismo vida social feudos, a produção diminuiu a população aumentou sem terras férteis e locais para plantar ocorreram os saques, as pessoas que furtavam...
tracking img