Resumo psicopatologia ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Psicopatologia II
1. Transtorno de ansiedade: é um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relaçao ao futuro.
Sintoma primario ou causa primaria de outros sintomas, enquanto nos demais transtornos a ansiedade é resultado de outros problemas.
Comum em individuos deprimidos e como sintoma de esquizofrenia.
Sintomas de ansiedadeSintomas de humor: consiste principalmente em ansiedade, tensão e apreensão.
Sintoms cognitivos: são transtornos de ansiedade refletem a apreensão e a preocupação sobre a condenação que o individuo antecipa.
Sintomas somaticos: 1. Imediatos – consiste em suor, boca seca, respiração curta, pulso rapido, aumento da pressão sanguínea, sansações do tipo latejo na cabeça, sensações de tensão muscular. Asmesmas respostas observadas no medo. 2. atrasados – pressão sanguínea cronicamente aumentada, dores de cabeça, fraqueza muscular e sofrimento intestinal ( reflete fadiga ou colapso do sistema fisiologico originando-se da estimulação prolongada.
Sintomas motores: é comum que os individuos ansiosos exibam impaciencia, inquietação, atividade motora sem objetivo como movimentos rapidos com os dedosdos pés e respostas de susto exageradas a ruido subito. Estes sintomas mtores refletem os elevdos níveis de estimulaçõa coniiva e somática dos individuos e suas tentativas de proteger-se do que eles vêem como ameaçador.
Transtorno de ansiedade: 2 categorias: transtornos fóbicos – localizada e ligada a um objeto e estados de ansiedade – difusa, não relacionada a algo specifico).
TranstornosFóbicos: medos irracionais e persistentes de um objeto, atividade ou situação especifica. Envolve medo que não tem justificativa na realidade. O individuo está consciente da irracionalidade do medo. Podem levar a comportamento disruptivo de dois modos: 1. Se o objeto ou situação temida podem ser evitados com facilidade, a evitação pode resultar em consequências desafortunadas. 2. Se o objeto ou situaçãotemida não podem ser evitados facilmente, o individuo pode experimentar medo e pânico avassaladores e incontrolaveis.
Agorafobia: Medo de estar em lugares publicos dos quais poderia ser difícil escapar se o individuo subtamente se tornasse ansioso. Seguidamente os individuos com agorafobia também tem medo de ficar sozinhos porque caso comecem a experimentar seu medo eles desejam ter alguém porperto para ajuda-los.
Fobia social: medo de críticas. Evita pessoas para evitar críticas.
Fobia específica: medo irracional de um objeto ou de uma situação específica que notadamente interfere na capacidade de viver de um índividuo.
Estados de ansiedade: a resposta emocional é difusa e não relacionada a qualquer situação ou estímulo particular. Nestes transtornos, diz-se que a ansiedade é“livremente flutuante”.
Transtorno de pânico: Para se enquadrar nos critérios de transtorno de pânico uma pessoa deve experimentar um ataque de pânico inesperado e desenvolver ansiedade substancial pela possibilidade de ter outro ataque ou por implicações do ataque ou de suas consequências. Ela deve pensar que cada ataque é sinal de morte iminente ou de incapacitação. Envolve breves períodos de ansiedadeespontânea excepcionalmente itensa. Sentimentos psicológicos intensos apreensão, medo e teror e fisícos respiração curta, palpitações cardíaca, dores no peito, sensações de asfixia ou sufocação, tontura, sentimentos de irrealidade, formigamento das extremidades, calafrios e calores, suor, fraqueza e tremor. Pode sercom agorafobia.
Transtorno de ansiedade generalizada: ansiedade persistente geralque dura pelo menos um mês e não está associada a nenhum objeto ou situação particular. A presença da ansiedade é constante e não há como escapar dela. Uma vez que a ansiedade é geral, se associação com o objeto particular, o indiiuo não sabe de onde a ameaça e condenação virão e deve, portanto, se excepcionalmente vigilante e deve continuamente pesquisar os arredores procurando a ameaça....
tracking img