Resumo psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL O ESTIMULO DO CONDICIONAMENTO CLASSICO É O MAIS IMPORTANTE?
R - Pavlov acreditava que o elemento critico do condicionamento clássico era a repetição de estímulos pareados (IN (incondicionado) – CD (condicionado)) com somente um breve intervalo de tempo entre os dois. Começando no final dos anos 60, pesquisadores começaram a descobrir exceções aos princípios gerais que Pavlov haviaidentificado.
FATORES QUE INFLUENCIM O CONDICIONAMENTO CLASSICO?
R – - Quão confiantemente o estimulo condicionadoprediz o estimulo incondicionado
- O numero de pareamentos, em geral quanto maior o numero de pareamentos mais forte é a resposta condicionada. Mas um pareamento é tudo que é necessário para condicionar aversivamente a gosto.
- A intensidade do estimulo incondicionado SI se pareado comestimulo muito forte a resposta será adquirida mais rapidamente.
- Relação temporalentre estimulo condicionado e incondicionado, o condicionamento ocorre mais rapidamente se ocorrer logo após o estimulo condicionado
PREDISPOSIÇÃO BIOLOGICA?
R – Pesquisas demonstram que seres humanos são maisfacilmente condicionados a estimulo de medo, tal como cobras, que podem ter reais efeitos negativos parauma pessoa. Além disso, medo de cobras e outros potencialmente perigosos animais são tão comuns em macacos e gorilas do que em humanos, sugerindo uma predisposiçãobiológica de para responder a estes estímulos. Martin Seligman afirma que medos estão relacionados a sobrevivência da espécie humana.
COMO RESCORLA CONSEGUI PROVAR AQUE A PREDIÇÃO ERA UM ELEMENTO CRÍTICO?
R – Usando ratos comosujeitos, usou o somcomo estimulo condicionado e um choque como estimulo incondicionado. Para um grupo de ratos, o som e o choque pareados20 vezes - o choque sempre ocorria durante o som. O outro grupotambém recebeu um choque 20 vezes que não eram pareados como o som. Somente o primeiro grupo, no qual o som predizia o choque desenvolveu medo condicionado ao som, já o segundo grupo demonstrou poucaevidencia já que o choque podia ocorremsem ou com o som.
COMO O CONHECIMENTO A AVERSAO CONDICIONADA A GOSTOS É UTIL NA SOLUÇÃO DE OUTROS PROBLEMAS TAMBEM?
R -Bersten e outros criaram uma técnica para ajudar pacientes de câncer a ter aversão a comidas desejáveis, descobriram que comidas não familiares podia ser utilizadas como bode expiatória, ou fonte de aversão a um gosto relacionado com aquimioterapia, não causando aversão alimentos regularmente ingeridos pelo pacientes de câncer.
O QUE THORNDIKE AFIRMA COM A LEI DO EFEITO?
R -De acordo com Thorndike, erro e acerto é a base da maioria das mudanças comportamentais. A lei do efeito fala que a consequência ou efeito de uma resposta vai determinar a tendência desta respostade continuar , ser fortalecida ou enfraquecida. Respostas seguidasde consequências satisfatórias são mais prováveis de serem repetidas. Exemplo gato com fome.
QUEM FOI O PIONEIRO NO CONDICIONAMENTO OPERANTE?
R – B F Skinner
COMO SE DA O PROCESSO DE MODELAGEM DO COMPORTAMENTO?
R – A modelagem e feita em pequenos passos, ou seja ao invés de esperar uma resposta desejada ocorra e então são reforçados quaisquer movimentos em direção da resposta desejada.
OQUE ÉEXITINÇÃO?
R – Acontece quando o reforçador não esta mais disponível, quando não conseguimos o que queremos a extinção.
O QUE É GENERALIZAÇÃO?
R – ocorre no condicionamento operante, assim como no clássico. Um pombo reforçado a bicar a um discoamarelo, assim como discos com cores semelhantes. Quanto mais diferente são os discos do original , menor é a frequência das bicadas.
O QUE ÉDISCRIMINAÇAO?
R – Se desenvolve quandoa resposta ao estimulo original é reforçado, mas a resposta dos estímulos similares não é. Um estimulo que sinalizase uma certa resposta ou comportamento é mais provável de ser reforçado, ignorado, ou punido é chamado de discriminação de estímulos.
QUANDO OCORRE UM REFORÇAMENTO NEGATIVO E UM POSITIVO?
R –Reforçamento positivo é o mesmo que recompensa, se...
tracking img