Resumo de psicologia comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Comportamental

Análise – é a forma de aplicar as teorias
Análise experimental do comportamento – é a pesquisa de laboratório (para observar conceitos básico)
Não existe só um Behaviorismo.
Behaviorismoi Radical – é a filosofia da teoria de Skinner
"A Psicologia é o estudo da interação entre organismo e ambiente". (Harzem & Miles, 1978, p.47).
"O termo comportamento deve incluira atividade total do organismo - o funcionamento de todas as suas partes." (Skinner, 1961, p. 337).
"O termo ambiente presumivelmente significa qualquer evento no universo capaz de afetar o organismo. Mas parte do universo está encerrado dentro da própria pele de cada um" (Skinner, 1981, pp. 247 248).
"Estamos interessados então, nas causas do comportamento humano. Queremos saber por que oshomens se comportam da maneira como o fazem. Qualquer condição ou evento que tenha algum efeito demonstrável sobre o comportamento deve ser considerado. Descobrindo e analisando estas causas poderemos prever o comportamento; poderemos controlar o comportamento na medida em que o possamos manipular" (Skinner, 1981, p.34).
Diferenças entre o modelo de Watson e o de Skinner:
WATSON – mecanicista (S –R)
SKINNER – selecionista; tríplice contingência; seleção e variação do comportamento (filogênese, ontogênese e cultura).SD-R - SR

O Comportamento:
• Era apenas uma alternativa inicialmente para obter dados e inferir sobre a mente. Com o tempo, o comportamento adquiriu um valor intrínseco, para muitos passou a ser o próprio objeto da Psicologia. Outros continuam achando que a mente é o objetopara produzir os comportamento.
• Os analistas do comportamento adotam o ponto de vista de que o processamento que ocorre entre o estímulo e a resposta pode ser analisado enquanto comportamento cerebral, fisiológico, e, portanto, deve ser estudado pela neuropsicologia, ou pode ser analisado enquanto comportamento encoberto.
• Explicar significa estabelecer relações entre eventos. Oscomportamentos devem ser compreendidos através de suas relações com os eventos ambientais antecedentes ou conseqüentes
• Analisar o comportamento é selecionar um desempenho de um organismo em particular e procurar suas relações com o ambiente imediato (físico e social), levando em considerações variáveis históricas, como por exemplo qual a experiência que o organismo já teve com essa situação ou similar aisso. Isso é analisar as interações entre um organismo e seu ambiente. Há uma dupla influência: mudanças do ambiente produzem mudanças do comportamento e o comportamento produz mudanças no ambiente. A relação é recíproca e tem interdependência.
• Neste tipo de explicação não há espaço para a busca de “causas” do comportamento, quer dentro ou fora do organismo. Toda a informação de quenecessitamos para explicar, prever e controlar o comportamento pode ser

Passo 1
Descrição de Eventos Ambientais e Comportamentais

Os analistas do comportamento restringem suas explicações ao estabelecimento de relações funcionais entre eventos. Deste modo, tanto o comportamento visível, quanto os comportamentos encobertos (eventos privados) devem ser analisados a partir de suas relações com oambiente.
– Eventos ambientais são as estruturas ou alterações que ocorrem no universo (ambiente) capazes de afetar o responder. Eles antecedem e/ou seguem os eventos comportamentais (ações do organismo) no tempo e no espaço. Eles podem ser: públicos, privados; internos e externos; físicos e sociais, antecedentes (eventos ligados ao comportamento e que ocorrem antes dele) e conseqüentes (eventosligados ao comportamento e que ocorrem após).
Os eventos sociais são uma categoria de eventos físicos que são produzidos pelo comportamento de outras pessoas e cujo efeito são resultados de convenções estabelecidas socialmente.
Exemplo: O telefone toca. Maggie, um bebê que está dormindo acorda e chora e Lisa, uma garotinha de 8 anos, ao ouvir o telefone tocar retira o fone do gancho e diz: “alô”....
tracking img