Resumo Prova 1 Te Rica Engrenagens Cil Ndricas De Dentes Retos

1671 palavras 7 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Elementos de Máquinas II
Prof.: Luiz Claudio
Aluno: Pablo Costa Vasconcelos

Resumo do capítulo 13 do Shigley – Engrenagens cilíndricas de dentes retos

Tipos de engrenagens
Engrenagens cilíndricas de dentes retos têm dentes paralelos ao eixo de rotação e são utilizadas para transmitir movimento entre dois eixos paralelos. De todos os tipos, a engrenagem cilíndrica de dentes retos é a mais simples, sendo, por essa razão, empregada para desenvolver relações cinemáticas primárias da forma de dente.

Nomenclatura Circulo primitivo (ou de passo) é um círculo teórico sobre o qual todos os cálculos são geralmente baseados; seu diâmetro é o diâmetro primitivo. Os círculos primitivos de um par de engrenagens engranzadas são tangentes entre si. O pinhão é a menor das duas engrenagens. A maior é frequentemente denominada coroa (ou engrenagem). O passo circular p é a distância, medida no círculo primitivo, de um ponto de um dente ao correspondente ponto no dente adjacente. Assim, o passo circular é igual à soma da espessura de dente e da largura do espaçamento. O módulo m é a razão entre o diâmetro primitivo e o número de dentes. O passo diametral P é a razão entre o número de dentes da engrenagem e o diâmetro primitivo. Logo, é o recíproco do módulo. O adendo a é a distância radial entre o topo do dente e o círculo primitivo. O dedendo b é a distância radial do fundo de dente ao círculo primitivo. A altura completa ht é a soma do adendo e do dedendo. O círculo de folga é um círculo tangente ao círculo de adendo da engrenagem par. A folga c é o quanto o dedendo, em uma dada engrenagem, excede ao adendo da sua engrenagem par. O recuo é o quanto a largura do espaço entre os dentes excede à espessura dos dentes engranzados, medido sobre os círculos primitivos. (Ver equações slide 627)

Ação conjugada A discussão que se segue supõe que os dentes sejam perfeitamente formados, suaves e rígidos, o que é irreal, já que a aplicação

Relacionados

  • Mecanica dos materiais
    96938 palavras | 388 páginas
  • Física
    73659 palavras | 295 páginas