A sigla DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) é um inseticida criado em 1939 pelo químico Paul Muller e foi amplamente usado na Segunda Guerra Mundial pelo seu baixo preço e muito eficiente em um curto prazo. O que não se sabia na época, porém, eram seus efeitos extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente. Este inseticida leva de quatro a trinta anos para se degradar, é solúvel apenas em compostos orgânicos como a gordura e o óleo, pode ocasionar câncer, problemas respiratórios e cardiovasculares em seres humanos, além de interferir de forma assustadora na vida animal. Foram sobre estes efeitos altamente nocivos que a bióloga norte-americana Rachel Carson alertou no livro Primavera Silenciosa. Carson foi muito criticada e a poderosa indústria química estava entre os críticos, pois com o livro ela poderia enfraquecer a indústria, o que não era o objetivo dela.
Em uma linguagem simples e delicada, Carson descreve no livro Primavera Silenciosa como era a paisagem e os hábitos dosanimais que ali viviam antes de começarem a pulverizar tudo com o DDT e como o fato de ser obrigada a inalar passivamente aquela substância a irritava. Ela faz uma associação do instinto mortífero consequente da Segunda Guerra Mundial que, ao invés de jogarem bombas de efeito imediato sobre seus inimigos, agora os seres humanos lançavam essa mistura química. Ela também fala dos efeitos do DDT na água. Ela compara o inseticida com vários outros tipos de poluição e afirma ser pior que qualquer um deles como resíduos radioativos, de hospitais ou laboratórios.
Ainda do livro, Rachel expõe que o ser humano estava usando como objetivo conquistar a natureza, mas na realidade estava destruindo a Terra de forma egoísta, já que compartilhamos esse mundo com outros seres vivos, além de também matar vários destes. Ela relata sobre a ligação dos seres vivos pela cadeia alimentar, levando em conta que o pesticida em questão afetava de forma cruel os pássaros, peixes, mamíferos e com isso, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Resumo primavera silenciosa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Primavera-Silenciosa/233639.html

MLA

"Resumo primavera silenciosa" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Primavera-Silenciosa/233639.html>.

MLA 7

"Resumo primavera silenciosa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Primavera-Silenciosa/233639.html>.

CHICAGO

"Resumo primavera silenciosa." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Primavera-Silenciosa/233639.html.