Resumo plexo braquial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLEXO BRAQUIAL
(RESUMO)

O plexo braquial nada mais é do que uma grande e rede nervosa responsável pela inervação dos membros superiores. Neste ponto deve-se atentar ao fato de que esta inervação abrange tanto as estruturas musculares quanto cutâneas. Isso se remete à natureza MISTA de QUASE TODOS os nervos, terminais ou colaterais, originados a partir do plexo braquial. A compreensão destefato é de extrema importância, pois, como veremos mais adiante, muitos nervos exercem, durante seu território de inervação, função motora e sensitiva. Para que se possa entender esta informação, deve-se remeter à informação de que estes nervos do plexo braquial correspondem às divisões de um nervo espinhal, sendo que este é misto, pois corresponde à união das raízes ventrais (motoras) com asdorsais (sensitivas) da medula espinhal. Logo, os ramos, tanto ventrais como dorsais, são MISTOS (possuem tanto fibras motoras quanto sensitivas). A figura que se segue representa um esquema didático para esta compreensão.

Esta mesma figura nos demonstra outra informação muito importante. Como podemos perceber, o ramo ventral (ou raiz ventral) do nervo espinhal é muito maior que seu ramo dorsalcorrespondente. E são exatamente os ramos (ou raízes) ventrais dos nervos espinhais que irão participar da formação do plexo braquial.
Portanto, o plexo braquial é formado a partir dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 até C8 e pela parte maior do ramos ventral de T1. Este plexo se inicia no pescoço e vai até a axila, sendo que no pescoço, este plexo está apenas no início de sua formação,e é representado pelas RAÍZES DO PLEXO BRAQUIAL, que nada mais são que os próprios ramos ventrais dos nervos espinhais citados acima. Observe a figura abaixo.
Músculo escaleno médio

Artéria Subclávia
Raízes do plexo braquial
Músculo Escaleno Anterior

Observando a figura fica fácil perceber a região de origem do plexo braquial, representado por suas raízes. Neste ponto, estas raízes,juntamente com a artéria subclávia, passam entre os músculos escalenos médio e anterior e tomam trajeto descendente. É de extrema importância ressaltar a relação destas raízes com a artéria subclávia. Isso se deve ao fato que, aneurismas desta artéria poderiam comprimir estas estruturas nervosas e trazer ao indivíduo prejuízos, tanto em território muscular quanto cutâneo.
Na porção inferior dopescoço, as raízes do plexo braquial se unem para formar três troncos. Resumidamente, as raízes ventrais de C5 e C6 se unem para formar o TRONCO SUPERIOR. A raiz ventral de C7 permanece isolada e se continua para formar o TRONCO MÉDIO. As raízes ventrais de C8 e T1 se unem e formam o TRONCO INFERIOR. Sendo assim temos:
* Tronco superior (TS): raiz C5 + raiz C6
* Tronco médio (TM): raiz C7
*Tronco inferior (TI): raiz C8 + raiz T1

Esta relação pode ser facilmente observada na figura abaixo:

A medida que o plexo passa posteriormente à clavícula (canal cérvicoaxilar*), cada tronco se separa em divisões anterior e posterior. Neste ponto é importante observar o seguinte: as fibras das divisões anteriores de cada tronco irão inervar estruturas anteriores (portanto, flexoras) domembro superior. Já as fibras das divisões posteriores irão inervar estruturas posteriores (portanto, extensoras) do membro superior. Essa informação pode parecer irrelevante, mas ajuda bastante na aprendizagem do plexo braquial.
*Canal cérvicoaxilar: “caminho” compreendido entre o pescoço e axila que dá passagem para várias estruturas, vasculares ou nervosas, importantes para os membros superiores.Logo após, as divisões oriundas dos três troncos se unem para formar três fascículos, cujos nomes fazem referencia à relação de cada um com a segunda parte da artéria axilar. Porém estas uniões não se fazem de modo aleatório, mas, se organizam de modo bem específico e peculiar. Sendo assim, as divisões anteriores dos troncos superior e médio formam o fascículo lateral; a divisão anterior do...
tracking img