Resumo paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIDÁTICA E FILOSOFIA
1. Educação e ensino
Segundo o autor, educação se divide em dois sentidos: Social e individual. Social: é a responsabilidade que o Adulto tem sobre os jovens de orientar, como se deve comportar-se perante a sociedade ensinando usos e costumes, crenças e valores sociais. A palavra educação vem do verbo educare que significa alimentar ecriar, expressando que educação é algo externo, concedido a alguém. Os seus fins variam de acordo com as épocas e as sociedades. As crianças e os jovens participam das atividades do adulto, com isso aprende a as normas que regulam a conduta, trabalho formas de convívio e de recreação. Numa sociedade complexa onde o acervo cultural é muito vasto torna-se necessário sistematizar uma parte dessepatrimônio cultural, é criada a escola onde reflete seus valores e seu nível de cultura, criada para educar e ensinar. Individual: refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de Cada indivíduo aprimorando sua personalidade. Educação nesse sentido o verbo educare significa, sair conduzir para foraexpressando ideia de estimulação e liberação de forças latentes. Educação nos dois sentidos está ligada ao aspecto formativo. Walter Garcia afirma se é possível num ensino coletivo, mantendo sua orientação social, pode conservar elementos que permitem solução para os problemas de adaptação individual. O professor através de métodos adequados tem por objetivo orientar a aprendizagem dos alunos.
2. Conceitode Didática
Pedagogia estuda as doutrinas e os sistemas da educação. Didática é uma das partes da pedagogia onde ensina o processo do conhecimento que é definida como ciência e arte do ensino, enquanto a pedagogia é definida como arte e ciência da educação. Mauro Laeng diz que a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o Máximo resultado com o mínimo de esforço.Referente ao ensino ele esclarece antigamente a didática tinha como a figura central do ensino o professor. Hoje é como se fosse às duas faces de uma moeda onde a didática não pode colocar a responsabilidade total do professor tem que haver interesse do aluno em aprender, por isso podemos afirmar que a didática é a relação entre aluno e professor.O sistema de educação está baseado nas concepções do homem e do mundo, são aspectos filosóficos que dão a educação seu sentido e seus fins. Uma doutrina pedagógica fundamenta-se numa teoria filosófica, Butler diz que a doutrina da educação depende do valor de nossa concepção do homem e da vida. A didática porfazer parte da pedagogia, a uma relação com a filosofia, a Didática encontrava seus fundamentos na Filosofia hoje passou a buscar seus fundamentos na ciência do comportamento, em especial na Biologia e na Psicologia através das pesquisas experimentais.
3. Evolução histórica da Didática
Antigamente predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo, era quase exclusivamentememorizar, a compreensão desempenhava um papel muito reduzido. Esta forma de ensino baseava-se na concepção de que o ser humano podia ser modelado à vontade como um pedaço de cera ou argila úmida. Aristóteles já professava essa teoria, que foi retomada, ao longo dos séculos, sob novas formas e imagens. A ideia de que o pensamento humano era como se fosse uma tábua lisa, um papel em branco sem nadaescrito, onde tudo podia ser impresso. Ensinava-se de uma maneira repetitiva onde mais tarde se tornava hábito, ou seja, tornava-se mais difícil o aprendizado. Os conhecimentos a serem adquiridos eram até certo ponto reduzidos, para que os alunos pudessem repeti-los correta e adequadamente o professor utilizava o procedimento de perguntas e respostas, tanto oral como escrita chamado método...
tracking img