Resumo PACHECO LADRON DE GUEVARA, Lourdes C.; NAVARO HERNANDEZ, Maria del Refugio; CAYEROS LOPEZ, Laura L.. Los pueblos indios em los libros de texto gratuitos. Revista Mexicana de Investigación Educativa. México, v.16, n. 49. p. 525-544. Jun./2011.

494 palavras 2 páginas
Texto: PACHECO LADRON DE GUEVARA, Lourdes C.; NAVARO HERNANDEZ, Maria del Refugio; CAYEROS LOPEZ, Laura L.. Los pueblos indios em los libros de texto gratuitos. Revista Mexicana de Investigación Educativa. México, v.16, n. 49. p. 525-544. Jun./2011.

Nesta análise textual, conforme bibliografia indicada, podemos observar o interesse dos autores em discutir os processos históricos proporcionados pela necessidade uma “integração nacional” pós- independência nos países de língua espanhola, especialmente no México, e como a política educacional aplicada durante o século XX proporcionou tais reflexões, haja vista, o desconhecimento pela grande massa dessa parcela da sociedade.
Para analisar como essa política de estado foi introduzida os autores observam como os indígenas foram sendo representados nos livros didáticos de história para a escolarização básica. A pertinência da pergunta se assenta no fato de o livro didático ser um importante instrumento de construção de identidades.
Para a construção dessa identidade social, os autores de reportam a três níveis de associações conjunturais à tese de extinção dos grupos indígenas, sustentada por diversas correntes a partir do final do século XIX e reforçada no paradigma evolucionista, na qual, a fragilidade destes homens primitivos diante do homem civilizado os levaria ao desaparecimento.
Para preencher a lacuna presente entre os diversos grupos sociais “da sociedade contemporânea mexicana”, necessita-se reavaliar as contribuições de cada uma para a formação social e cultural. Assim, os autores observam os processos históricos que construíram o tema central que presidirá boa parte da produção literária, histórica e sociológica sobre a identidade nacional: o tema da mestiçagem, física e cultural, que teria formado o povo e seus costumes e valores. A mistura do diverso foi vista como fator de harmonização bastante reportado nos livros didáticos para a dissimilação “de uma nação mexicana, rica em costumes”.
Assim, a

Relacionados