Resumo Os Problemas da Estetica Luiggi Pareyson

1536 palavras 7 páginas
Estagio supervisionado II
Professora: Tania Bezerra
Fernando Ferrari (Joao Paulo) R.A: 4104211

Resumo do texto “OS PROBLEMAS DA ESTÉTICA” Luiggi Pareyson

O texto apresenta alguns dos princípios fundamentais do pensamento estético do filósofo italiano Luigi Pareyson: o caráter filosófico da estética, a distinção entre estética e poética, sua definição de arte, a questão do esteticismo e do conteudíssimo, a leitura e interpretação da obra de arte e o problema da sua avaliação. Apresenta também algumas aplicações desses princípios, motivadas pela sua intenção didática.
Luigi Pareyson afirma-se como defensor do caráter filosófico da estética. Para ele, a estética é filosofia, isto é, reflexão especulativa sobre a experiência estética do artista, do leitor, de qualquer beleza, do crítico, do historiador, do técnico da arte. É para este uso que ele reserva o termo. No âmbito da estética entra a contemplação da beleza, quer artística, quer natural ou intelectual, a atividade dos artistas, a interpretação e avaliação das obras de arte, bem como as teorias das diversas artes (a Teoria da Literatura, por exemplo). Compete também à estética dar uma definição da arte, sempre a partir da reflexão sobre a experiência artística, e cada filósofo formulador de uma teoria estética não deve pretender que a sua seja a única verdadeira; deve estar disposto a defendê-la de críticas injustas, mas também a corrigi-la com base em objeções fundamentadas, instituindo-se, assim, um verdadeiro diálogo com o pensamento de outros.
Para o italiano, a estética estuda a estrutura da experiência artística, mas não define normas para o artista nem critérios para o crítico. Quando, eventualmente, a estética fala de leis e de critérios, eles não são prescritos por ela, mas por ela encontrados na própria experiência da arte. É o crítico quem é leitor e avaliador, intérprete e juiz. Mas o método da crítica, isso sim,

Relacionados