Resumo opengl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÂO.
ACADÊMICOS:



















OpenGL

























“cidade “
2012
OpenGL


OpenGL, assim como DirectX, é uma API (Application Programming Interface), termo usado para classificar uma biblioteca de funçõesespecíficas disponibilizadas para a criação e desenvolvimento de aplicativos em determinadas linguagens de programação. A OpenGL foi produzida com C e C++ em mente, mas pode ser utilizada para diversas outras com um alto nível de eficiência, contando com uma uma interface que disponibiliza um controle simples e direto sobre um conjunto de rotinas, permitindo ao programador especificar os objetos e asoperações necessárias para a produção de imagens gráficas de alta qualidade.
Para tanto, a OpenGL funciona como uma máquina de estados, onde o controle de vários atributos é realizado através de um conjunto de variáveis de estado que inicialmente possuem valores default, podendo ser alterados caso seja necessário. Por exemplo, todo objeto será traçado com a mesma cor até que seja definido um novovalor para esta variável.

Atualmente, a OpenGL (“GL” significa Graphics Library) é uma API de grande utilização no desenvolvimento de aplicações em computação gráfica [Neider, 1993]. Este padrão é o sucessor da biblioteca gráfica conhecida como IRIS GL, desenvolvida pela Silicon Graphics como uma interface gráfica independente de hardware [Kilgard,1994]. A maioria das funcionalidades daIRIS GL foi removida ou reescrita na OpenGL e as rotinas e os símbolos foram renomeados para evitar conflitos (todos os nomes começam com gl ou GL_). Na mesma época, foi formado o OpenGL Architecture Review Board, um consórcio independente que administra o uso da OpenGL, formado por diversas empresas da área.

Objetos geométricos

OpenGL é uma interface para aplicações gráficas que nãopossui rotinas de alto nível de abstração. Sendo assim, as primitivas geométricas são construídas a partir de seus vértices. Um vértice é representado em coordenadas homogêneas (x, y, z, w). Se w for diferente de zero, estas coordenadas correspondem a um ponto tridimensional euclidiano (x/w, y/w, z/w). Assim como as demais coordenadas, pode-se também especificar um valor para a coordenada w. Masisto raramente é feito, sendo assumido o valor 1.0 como default. Além disso, todos os cálculos internos são realizados com pontos definidos no espaço tridimensional. Portanto, os pontos bidimensionais especificados pelo usuário são trabalhados como pontos tridimensionais, onde a coordenada z é igual a zero. Os segmentos de reta são representados por seus pontos extremos e os polígonos são áreasdefinidas por um conjunto
2Biblioteca desenvolvida pela Silicon Graphics Inc

Em muitas aplicações gráficas há a necessidade de definir polígonos não simples, côncavos ou com furos. Como qualquer polígono pode ser formado a partir da união de polígonos convexos, algumas rotinas mais complexas, derivadas das primitivas básicas, são fornecidas na GLU (OpenGL Utility Library [Neider, 1993]).Esta biblioteca utiliza somente funções padrões e está disponível em todas as implementações da OpenGL.

Cor


OpenGL possui dois modos diferentes para tratar cor: o modo RGBA e o modo indexado de cor [Neider, 1993]. A definição do modo de cor dependerá da biblioteca que o programa está utilizando para interfacear com o sistema de janelas. A GLUT, por exemplo, provê uma rotina denominadaglutInitDisplayMode(), onde a seleção é feita através dos parâmetros GLUT_RGBA ou GLUT_INDEX. O default é GLUT_RGBA caso não seja especificado nenhum dos modos.
O modo RGBA possui as componentes vermelho, verde, azul e alfa, respectivamente. Os três primeiros representam as cores primárias e são lineares (variando de 0.0 a 1.0), sendo muito úteis para renderizar cenas realísticas....
tracking img