Resumo nbr 12962

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para inspeção, manutenção e recarga em extintores deincêndio.
Serviço efetuado no extintor de incêndio, com a finalidade de manter suas condições originais de operação, após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.

Manutenção de primeiro nível
Manutenção geralmente efetuada no ato da inspeção por pessoal habilitado, quepode ser executada no local onde o extintor está instalado, não havendo necessidade de removê-lo para oficina especializada. A manutenção de primeiro nível consiste em:
a)limpeza dos componentes aparentes;
b)reaperto de componentes roscados que não estejam submetidos à pressão;
d)substituição ou colocação de componentes que não estejam submetidos à pressão por componentes originais;e)conferência, por pesagem, da carga de cilindros carregados com dióxido de carbono.

Manutenção de segundo nível
Manutenção que requer execução de serviços com equipamento e local apropriados e por pessoal habilitado. A manutenção de segundo nível consiste em:
a)desmontagem completa do extintor;
b)verificação da carga;
c)limpeza de todos os componentes;
d)controle de rosca visual, sendorejeitadas as que apresentarem um dos eventos:
- crista danificada;
- falhas de filetes;
- francos desgastados;
e)verificação das partes internas e externas, quanto à existência de danos ou corrosão;
f)substituição de componentes, quando necessária, por outros originais;

Manutenção de terceiro nível ou vistoria
Processo de revisão total do extintor, incluindo a execução de ensaioshidrostáticos.

- A freqüência de inspeção é de seis meses para extintores de incêndio com carga de gás carbônicoe cilindros para o gás expelente, e de 12 meses para os demais extintores.
O relatório de inspeção deve conter no mínimo as seguintes informações:
a) data da inspeção eidentificação do executante;
b) identificação do extintor;
c) localização do extintor;
d) nível demanutenção executado,discriminado de forma clara e objetiva.
Todo extintor deve possuir um controle para registro

Recarga
A recarga deve ser efetuada considerando-se as condições de preservação e manuseio do agente extintor recomendadas pelo fabricante. Não são permitidas a substituição do tipo de agente extintor ou do gás expelente nem a alteração das pressões ou quantidades indicadas pelo fabricante. O agenteextintor utilizado na recarga deve ser certificado de acordo com as normas pertinentes. Somente para os extintores de incêndio com capacidade extintora declarada originalmente pelo fabricante, devem ser mantidos os graus e informados no quadro de instruções.

- Para extintores de incêndio à base de espuma química e carga líquida, deve-se proceder da seguinte maneira:
a)estes agentes extintoresdevem ser substituídos anualmente; b)o agente extintor deve cumprir os requisitos da NBR 11863; c)a câmara interna, antes de ser carregada, deve ser verificada quanto à sua capacidade de conter a respectiva solução, sem apresentar vazamento(s), quando na posição vertical. No caso de extintores sobre rodas, o vazamento deve ser verificado também com a câmara na posição horizontal, utilizando-se seurespectivo mecanismo de fechamento; d)a manipulação de carga deve ser efetuada conforme as instruções do seu fabricante; e)a preparação das soluções deve ser efetuada utilizando-se água potável; f)verificar se a tampa do extintor está provida de dois orifícios diametralmente opostos ou outros dispositivo que permitam o alívio da pressão, na hipótese de um entupimento do bico. Estes orifícios devemestar localizados de formas que fiquem livres e aliviem a pressão entre a primeira e segunda volta completa dada para desatarraxar a tampa. O diâmetro deste orifício deve ser de no mínimo 3 m; deve também possuir arruela de elastômero em boas condições, e a lubrificação deve ser feita unicamente com vaselina.

- Para extintores de incêndio à base de água, conforme a NBR 11715, e espuma...
tracking img