Resumo Memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMÓRIA
A memória é uma das mais complexas funções neuropsicológicas.
A memória é qualquer indicação de que a aprendizagem persistiu ao longo do tempo.
A memória possibilita ao indivíduo remeter-se a experiências passadas auxiliando na comparação com experiências atuais e projetando-se nas prospecções e programas futuros.
Em alguns aspectos, a memória humana é parecida com um sistema deprocessamento de informações de um computador:
exige a entrada da informação no cérebro (codificação),
conservação dessa informação (arquivamento),
e mais tarde a saída (recuperação).
A codificação refere-se ao processamento da informação que será armazenada.
Ex.: informações visuais durante a codificação → parece melhorar a memorização
exposição ao estresse prévio → parece piorar asmemórias dependentes de contexto.
A retenção / armazenagem / conservação é o processo que envolve o fortalecimento das representações enquanto estão sendo registradas e sua reconstrução ao longo de sua utilização e da entrada de novas informações.
A recuperação é o processo de lembrança da informação anteriormente armazenada. O resgate pode utilizar uma busca consciente das informações ou ainda serevocado de maneira não consciente através de associações dependentes do contexto, ativação por semelhança ou por necessidades.
Como se explica os processos de memória?
Uma das contribuições mais importantes na distinção dos sistemas de memória partiu do clássico “caso HM”.

Caso HM
H.M. era uma criança normal até que aos 9 anos sofreu uma queda enquanto andava de bicicleta. O forte traumatismocraniano que sofrera deixou como sequela as constantes crises epilépticas, intratáveis com o uso das medicações convencionais. Essas crises pioraram ao longo de tempo, até que 1953 ele foi encaminhado para o neurocirurgião William Beecher Scoville.
Após alguns exames, Scoville descobriu que a origem das epilepsias de H.M. era no lobo temporal medial do telencéfalo e sugeriu que esses lobosfossem retirados bilateralmente em uma cirurgia. No dia 1 de setembro de 1953 a cirurgia foi realizada. Na cirurgia foram retirados seus hipocampos, giros parahipocampal, as amígdalas e o córtex entorrinal.



Depois da cirurgia o paciente H.M., que ficou curado da epilepsia, passou a sofrer de graves problemas de memória. Ele lembrava-se de tudo que ocorrera em sua vida até seismeses antes da cirurgia, no entanto ficou incapacitado de guardar novas informações como memória de longa duração.
A partir desse fato, os cientistas ficaram curiosos a respeito dos mecanismos de armazenamento de informações no nosso sistema nervoso e resolveram iniciar estudos com o paciente H.M. Esses estudos foram importantes no que diz respeito à localização exata de áreas particulares docérebro que estão ligadas aos processos específicos da formação da memória.
Dessa forma iniciou-se uma série de muitos estudos com o paciente H.M., mais de 100 cientistas o estudaram por mais de 55 anos. Tinha-se então um laboratório vivo, no qual era possível realizar experimentos para testar a formação de memórias.
Umas das pessoas que mais realizou testes no paciente H.M, foi a neurocientistaDra. Brenda Milner, que mesmo após anos de acompanhamento precisava se apresentar a cada nova visita ao paciente, pois este já havia esquecido de quem era a neurocientista.

CODIFICAÇÃO
A codificação refere-se ao processamento da informação que será armazenada. Com pouco ou nenhum esforço, codificamos uma enorme quantidade de informações sobre espaço, tempo e frequência. Algumas só lembramos comesforço e atenção.
Ebbinghaus → lista de sílabas sem sentido → repetição (ensaio)
• a quantidade lembrada depende do tempo consumido para aprender.
• efeito espaçamento: retemos melhor a informação quando o ensaio é distribuído ao longo do tempo.
• efeito da posição serial: lembramos o último e o primeiro item se uma sequência melhor que os outros do meio.
Processamos a informação de...