Resumo martinho lutero e reforma protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Martinho Lutero e a Reforma Protestante

Martinho Lutero, ou Martin Luther, nasceu em novembro de 1483 em Eisleben. Embora nascido numa família humilde, Lutero teve bons estudos: teve formaçãoacadêmica na Faculdade de Erfurt; em 1502 obteve bacharelado em Artes; em 1505 passou a estudar Direito, que era o desejo de seus pais, mas acabou seguindo pela vida religiosa, entrando para a Ordem dosAgostinianos onde se ordenou dois anos mais tarde; entrou para a Universidade de Wittenberg e doutorou-se em Teologia em 1512.
Lutero viveu profundamente sua vida monástica, sempre se empenhando parafazer boas obras para agradar a Deus e servir ao próximo através de orações. Mesmo depois de doutorar-se em Teologia, Lutero ainda colaborava como pregador e confessor na igreja da cidade onde morava.Foi nesse período que Lutero percebeu o que o oferecimento de indulgências poderia acarretar. A indulgência é a remissão, total ou parcial, do castigo temporal imputado a alguém por conta dos seuspecados, só que naquela época as indulgências estavam sendo vendidas como se tratasse de um comércio. Lutero viu esse “tráfico” de indulgências como um abuso que poderia levar as pessoas a confiaremsomente nas indulgências, deixando de lado o arrependimento e confissão verdadeiros. Assim, elaborou 95 artigos que analisava as falhas doutrinárias da Igreja, assim como os abusos materiais cometidospela instituição religiosa. Suas 95 teses foram traduzidas para o alemão e propagadas rapidamente, e sua motivação que tinha sido, inicialmente, religiosa, logo seria impulsionada por razões políticas esociais.
Em 1518 foi aberto um processo da Igreja Romana contra Martinho Lutero onde em 1521 foi excomungado. Devido a todos esses acontecimentos Lutero foi exilado no Castelo de Wartburg, emEisenach, onde permaneceu durante um ano. Nesse período traduziu a Bíblia para o alemão. Essa “tomada de atitude” de Lutero desencadeou muitas outras, várias renuncias ao voto de castidade aconteceram e...
tracking img