Resumo livro o cisne negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Renê Barros
Livro: A lógica do Cisne Negro.
Resumo:
Antes da descoberta da Austrália, as pessoas do Antigo Mundo estavam convencidas de que todos os cisnes eram brancos (prólogo).
O livrodefine como acontecimento improvaveis como cisne negros, dado ao fato de que acreditamos no fato de que ao não conhecer algo, acreditamos que o mesmo não existe, que tenha uma ocorrência tida comoimpossivel, e portanto não nos preparamos para isto.
Esse tipo de acontecimento possui três características principais: é imprevisível, causa um impacto enorme e, depois de ter ocorrido, surgemfrequentemente diversas explicações que o tentam afirmar como menos aleatório e mais previsível do que na realidade acontece.
Taleb usa diversos exemplos históricos para ilustrar os cisnes negros, e um queexpressa muito bem tal acontecimento.
No capitulo 2 ele utiliza a vida de um ganso criado para a ceia do dia de ação de graças, o qual tem uma vida muito “boa e feliz” até o momento, no qual ele nãoespera, em que o mesmo é sacrificado .
Numa alusão ao acúmulo de resultados em torno da média, o autor designa como Mediocristão (mediocritas = média), o mundo sem surpresas, dos dados gaussianos,que
são representados fielmente pela curva normal. Em contrapartida, chama de Extremistão o mundo dos eventos que não são devidamente descritos pela curva em forma de sino; a “província geradora decisnes negros” (p.57).
Segundo o autor, o perigo reside no desconhecimento do que não se sabe. Um cisne negro diz respeito a desconhecidos desconhecidos. Com isto, devemos nos focar em assuntos no qualnão dominamos e não buscar sempre o aprofundamento em um determinado tema, e sim buscar ter um conhecimento geral sobre um todo.
Em relação às atividades que as pessoas exercem, o autor cria duasclasses: as escaláveis e as não escaláveis. Uma profissão é não-escalável quando exige maior esforço, dedicação e tempo para prover uma maior remuneração. Como exemplo temos um padeiro, que para...
tracking img