Resumo livro a estrategia do oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “A Estratégia do Oceano Azul” possuí como objetivo principal o desenvolvimento de métodos para tornar a concorrência irrelevante, por meio da criação de novos setores e demandas. A inovação é debatida a todo instante, sendo vista pelos autores como o conceito chave para a criação de “Oceanos Azuis”.
Para entender melhor esse contexto, é preciso imaginar que no mundo corporativo existemdois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. No primeiro navegam a grande maioria das empresas, que pelo sangramento causado com a grande competição entre os negócios, de uma briga cada vez mais constante por espaço e clientela, possuí como principal preocupação a conquista de uma parcela cada vez maior da demanda existente e o incentivo em manter-se atento ao que o concorrente está fazendo. Já noazul, o qual é bem menos populoso, de água límpida, navegam as empresas diferenciadas, de sucesso, e as oportunidades cada vez mais crescentes. Elas estão livres para ir e vir, e criam a sua própria demanda a partir do empreendedorismo visionário, não precisando se preocupar com sua fatia no mercado.
Os autores ressaltam a todo momento que se deve parar de observar apenas os clientes, e passar apensar em como atender os não clientes. O objetivo desta nova estratégia é criar um oceano azul particular, um mercado inexplorado onde a empresa ou o profissional possa atuar sozinho, sem concorrentes.
Uma das ferramentas utilizadas para criar o seu oceano azul é o que os autores chamam de quatro passos de visualização da estratégia. No primeiro passo, o de “Despertar Visual”, a empresa precisafazer uma análise de sua própria realidade, e desse modo, descobrir-se. No segundo passo, o da “Exploração Visual”, é sugerido que a empresa vá a campo pesquisar sobre o mercado e como ela está sendo percebida pelos clientes. No terceiro passo, chamado de “Visualização da Estratégia”, é necessário analisar quais talentos e atributos da empresa são importantes e fundamentais para o mercado, deforma a criar as oportunidades necessárias. Já o quarto passo, o da “Comunicação Visual”, descreve que é preciso comunicar ao mercado sua estratégia e seus talentos especiais, os quais farão naturalmente a diferença para os clientes em relação a outras organizações.
O objetivo primordial desta nova estratégia é analisar o mercado e as necessidades dos clientes, com a finalidade de construir um novoconceito de produto ou serviço a ser fornecido pela empresa, que precisam ser desenvolvidos a partir do talento daquela organização, e deve ser algo inovador, empreendedor e com visão a longo prazo, algo que jamais tenha sido visto no ambiente corporativo. Uma nova maneira de atender necessidades, um novo conceito oferecido de forma única no mercado, que faça com que aquela empresa possa criarseu próprio oceano azul.
Os autores adotam como exemplo principal ao longo do livro, dentre outros, o Cirque do Soleil, que teve um crescimento incrível num setor que já não era mais atraente, o circense. O ato de criar uma fonte de mercado inexplorado, com formas alternativas de entretenimento, trouxe consigo a despreocupação com a concorrência (que na verdade não existe, já que é algo novo),além de conquistar um público que jamais freqüentou o ambiente circense, público este que acima de tudo é fiel. Hoje ele é um circo de faturamento anual bilionário.
Grande parte dos negócios preocupa-se em inovação e valor, onde lacunas sempre são deixadas em um ou outro, e assim, continuam a atuar pela mesma lacuna de mercado e pelo mesmo público:
- Inovação sem valor: tecnologia e pioneirismo,gerando futurismos com custos excessivos e baixo valor agregado.
- Valor sem inovação: valor de entrada no mercado (rapidez de lançamento), porém sem diferencial suficiente para se sobressair da concorrência.
Quando pensamos em circo logo imaginamos ingressos baratos, estruturas coloridas e simples, desconforto, altos custos de cuidados com animais, picadeiros, falta de envolvimento dos atores,...
tracking img