Testes projetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TESTES PROJETIVOS


Queli Lopes Graciano da Costa
Professora Lilia Zieger
Faculdade Cenecista de Osório – CNEC Osório
Psicopedagogia Clínica e Institucional
23/06/2012

RESUMO
As técnicas projetivas são amplamente utilizadas nos mais variados contextos, com o objetivo de compreender aspectos da personalidade encobertos, latentes ou inconscientes. Isto é possível a partir da análise damaneira como o indivíduo percebe e interpreta o material do teste, ou produz uma determinada tarefa, pois esta reflete aspectos fundamentais de seu funcionamento psicológico. A projeção é um mecanismo psicológico de defesa que obedece ao chamado principio de prazer, segundo o qual o EGO projeta para o mundo exterior desejos e ideias inconscientes, penosos ao individuo. Projeta-se, em ultimaanálise, aquilo que se teme e essa projeção dará o esboço da personalidade projetada.

Palavras-chave: Testes; Técnicas Projetivas; Psicopedagogia.

1 INTRODUÇÃO

A discussão da importância dos testes e técnicas projetivas, na psicologia, nos deixa cair no imenso e inacabável debate que diz respeito a objetividade e subjetividade. Considerando que as técnicas projetivas proporcionam um amplocampo de interpretação no que trata do resgate do inconsciente do indivíduo, embora seja questionado sua cientificidade, por não demonstrar dados quantitativos (provas empíricas). Para Varendock (1972, citado em Freud, 1924, p. 34) pensar em figuras é apenas uma forma muito incompleta de tornar-se consciente, mas de certo modo, ela se situa, tanto ontogênico quanto filogeneticamente mais perto doprocesso inconsciente do que pensar que palavras. Contudo, sua ampla aplicação na formulação dos diagnósticos é considerado essencialmente científico, pois, nos permite resultados semelhantes e práticos, tais como: levantamento do problema, formulação de hipóteses, estudos das variáveis e comprovação ou refutação das mesmas.

Atualmente são poucos os psicólogos clínicos que têm utilizado com maiorintensidade estas técnicas que, destacando-se pela forma flexível e livre de trabalho complementam, reforçam ou fundamentam clinicamente um diagnóstico. Diante dos novos acontecimentos na ciência, qualquer posição extremista em relação aos testes psicológicos mostrará a falta de informação do momento histórico, filosófico e social que influenciaram a psicologia. Os testes psicológicos têm umimportante e longo caminho percorrido, no que se refere ao contexto da psicologia como ciência. Foram criados, e utilizados para determinar e analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidões específicas, conhecimentos escolares, adaptabilidade vocacional e dimensões não intelectuais da personalidade. Sua utilização é de uma gama extraordinária e que vai, desde o ponto de vistapsicológico, educacional, sociológico e até o cultural; o seu uso frequente inclui: desde a natureza e sequência do desenvolvimento mental, a aspectos intelectuais, de personalidade e de grupos menos típicos como os superdotados, retardados mentais, neuróticos e psicóticos. (Freeman, 1962; Lopes, 1998).

2 TESTES E TÉCNICAS PROJETIVAS
Neste capítulo pretendemos mostrar alguns exemplos de aplicação detestes projetivos, entre eles, o Teste de Frustração. O teste apresenta-se com uma série de 24 desenhos, cada um dos quais com duas ou mais personagens colocadas numa situação frustrante de tipo corrente. Em cada desenho a personagem da esquerda é representada a dizer umas palavras que descrevem a frustração do outro, ou a sua própria.
Campos (1999) destaca que o primeiro trabalho sobre o desenhocomo fenômeno expressivo, digno de menção, foi realizado em 1887, por Ricci, em Bolonha. O H-T-P (House - casa, Tree - árvore, Person - pessoa), é o teste projetivo mais usado em exame psicotécnico/seleção de pessoal, avaliação clínica, etc. Outros testes, mas apenas por meio da figura humana, a exemplo do Goodenough e do Machover, estão voltados para mensuração da inteligência infantil....
tracking img