Resumo livro paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Segundo Freire (2001), pensar é mais ou menos como fazer uma viagem. Uma viagem pelo mundo da imaginação, cujo cenário são imagens de pessoas, objetos, números, letras,conceitos... Tal pensamento se forma a partir de ações práticas, assim essas ações estimulam a criança a pensar, e a criança só aprende a pensar pensando.
Dessa forma o autor nos mostra que atravésde jogos e brincadeiras a criança pode experimentar as várias ações de seu corpo e como esse se apresenta perante um desafio. Quem faz é o corpo e quem pensa também é o corpo. Assim, asproduções físicas e intelectuais, são produções corporais.
Para realizar essas ações a criança precisa ser estimulada, conhecer o meio em que vive e compreender o porquê de realizar osmovimentos corporais.
Segundo o autor, considerando que a criança não pode o movimento pelo movimento, as ações corporais devem ser inseridas num contexto pedagógico, pois, numa concepção deEducação Física que privilegia o humano seria necessário enxergar o movimento cheio de intenções, de sentimento, de inteligência, de erotismo.
Nessas ações corporais, jogos e brincadeirasapresentadas as crianças, mesmo num contexto pedagógico, não ira faltar um elemento que acompanha o ser humano desde o inicio dos tempos, a competição.
De acordo com Freire, esse elemento,a competição, é visto por muitos autores como um problema a ser superado, mas, no entendimento de Freire, professores que se preocupam com o desenvolvimento das crianças, ao invés detentar banir o caráter competitivo dos jogos, seria necessário que procurassem compreendê-lo e utilizá-lo para valorizar as relações humanas.
Levando em conta esse viés, o autor, não vê acompetição como um monstro apavorante, mas como um elemento que contribui para o desenvolvimento humano, assim nesse contexto a competição cumpre, entre outros, o papel de cooperação.
tracking img