Resumo: livro inovação e espirito empreendedor perter f. drucker

4781 palavras 20 páginas
PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES QUANTO ÀS PRÁTICAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM UTILIZADAS PELO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Caius Barcellos de Pellegrini*
Ilse Abegg**
Tais Barcellos de Pellegrini***
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender a maneira como os estudantes percebem as práticas de ensino-aprendizagem utilizadas pelo professor no espaço escolar do curso técnico em zootecnia da modalidade sequencial do Instituto Federal Farroupilha (IFF).
Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada em 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes entre 17 a 19 anos de idade. Na análise dos dados, observou-se que o conhecimento é transmitido mecanicamente, e o estudante predominantemente não é incentivado ao pensamento crítico, nem estimulado a buscar uma ação participativa nas aulas. Os recursos utilizados são preponderantemente expositivos e mais voltados à teoria; isso coloca o estudante na condição de expectador passivo e tende a não facilitar que este se aproprie de seu aprendizado. Por fim, entende-se que inexistência da inserção da educação dialógicoproblematizadora e a falta de interação teórico-prático nas aulas por parte do professor podem influenciar de forma decisiva na aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizado. Aula. Mediador. Participação. Relação.

1 Introdução
A escola, hoje, passa por um processo de transformação, cujas exigências que lhe são atribuídas pelas estruturas sociais, familiares, morais e éticas, fazem com que cada vez mais as instituições exerçam um papel inovador (MICHELETTO, 2008).
Segundo Freire (1987), os professores se inquietam por saber mais, pois descobriram a ineficiência dos métodos educacionais nos processos de ensino-aprendizagem.
Analisar as relações entre professor-estudante, na escola ou fora dela, demonstram que estas relações apresentam um caráter especial e marcante, mas traz
*

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Departamento de

Relacionados

  • Resumo: livro inovação e espirito empreendedor perter f. drucker
    4234 palavras | 17 páginas
  • Trabalho 7 Semmm
    37817 palavras | 152 páginas