Resumo livro dom quixote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro Dom Quixote, escrito por Miguel de Cervantes Saavedra; adaptado do original por Fabio Bortolazzo Pinto com a supervisão de Luís augusto Fisher. Porto Alegre 2012. Contêm 96 páginas, 19 capítulos na primeira parte e18 capítulos na segunda parte.
Miguel de Cervantes Saavedra foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu em 29 de setembro de 1547 (data suposta) nacidade espanhola de Alcalá de Henares. A sua obra-prima, Dom Quixote de La Mancha, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano éfrequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).

Essa é a historia de um nobre fidalgo cinquentão, que morava numa pequena fazenda no vilarejo de La Mancha, de sobrenome Quijano. Morava em companhia de uma empregada, sua sobrinha e um moço que cuidava da fazenda, gastando a maior parte de seu tempo lendo livros de cavalaria, e acabou ficando maluco de tanto acreditar nasfantasias das histórias de cavaleiros.
Resolveu sair pelo mundo em busca de aventuras, como cavaleiro andante à serviço da honra e da pátria. Nomeou-se Dom Quixote. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama a quem honrar, e elege então, uma lavradora que tinha sido sua paixão e a chama de Dulcinéia. Depois de tomar essas providências, monta em seu cavalo Rocinante e foge de casa em busca deaventuras.
Após um dia inteiro de caminhada sob o sol, depara com uma venda, que em sua mente perturbada se converte num castelo, onde pede para ser ordenado cavaleiro pelo vendeiro, que quase não consegue conter o riso. No dia seguinte, ao investir contra o grupo de comerciantes que vê como adversários, cai de Rocinante e tem seu corpo moído por pauladas. Um conhecido da aldeia encontra ocavaleiro, entre gemidos e lamentos, e o conduz novamente à sua casa. Seguindo aos conselhos do padre e do barbeiro, a ama e a sobrinha queimam seus livros e lacram a porta da biblioteca.
Enquanto todos acham que a estratégia da destruição dos livros havia sido um sucesso, Dom Quixote pensando tratar-se de uma magia do feiticeiro Frestão, resolve voltar à aventura, agora acompanhado do escudeiroSancho pança.Um ingênuo lavrador, que aceita seguir o fidalgo pela promessa de uma ilha para governar.
As viagens se sucedem sob a alucinação de quem está vivendo no tempo da cavalaria. Em suas andanças, Dom Quixote encontra moinhos de vento e acha que são gingantes. Arremete contra um dos moinhos, cujas pás, devido a um vento mais forte, lançam o cavaleiro para longe. O escudeiro socorre seu mestreque não da o braço a torcer,e diz que o feiticeiro ao notar que o cavaleiro estava vencendo, transformou os gigantes em moinhos.
Mas adiante confundindo dois rebanhos de carneiros com exército de inimigos, avança contra os animais e é surrado pelos pastores, além de ser pisoteado pelas ovelhas. No chão em meio ao estrume dos animais, ferido e desdentado, recebe do escudeiro a alcunha de Ocavaleiro da triste figura.
No desejo de combater as injustiças do mundo e homenagear sua dama, o nobre em seu personagem segue viagem enfrentando situações supostamente perigosas e sempre ridículas.Vê um cavaleiro de elmo dourado em um barbeiro e ajuda criminosos a fugirem pensando estar libertando escravos. De suas desventuras, restam-lhes sempre os enganos, as surras, as pedradas e as pauladas.
Opadre e o barbeiro convencem Sancho a ajudá-los, e acaba levando mais uma vez Dom Quixote para casa, agora enjaulado. Lá cansado, doente e abatido pelos reveses e pelas surras que levara, o fidalgo sossega, até receber a visita do bacharel Sansão, que traz um livro narrando as estranhas aventuras de Dom Quixote. Com a fama, o cavaleiro tem seu espírito aventureiro revigorado e mais uma vez,...
tracking img