resumo-literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

O estudo da literatura portuguesa, começa contando como surgiu Portugal,mais precisamente na idade media.Portugal nessa época,era uma região da Europa dividida em duas partes,chamadas PortosCale,e Neão de Cortela ,governadas pelo rei Afonso,no século XI.
Nessa mesma época,o rei Afonso,teve a ajuda de dois nobres Húngaros,chamados Henrique e Raimundo,que o – ajudaram a derrotar os Árabes.
Aliteratura portuguesa,estuda o surgimento da comunidade lusitana,dos seus reis,de sua cultura,dos seus costumes,e também o mais importante,a literatura,que tem escritores,muito consagrados,naliteratura mundial,nomes como:Luis de Camões,Gil Vicente,Padre Antonio Vieira,Antero de Quental,e Teófilo Braga,são figuras consagradas da literatura portuguesa,pois escreveram obras clássicas como:OsLusíadas (Luis de Camões),o primo Basílio (Eça de Queiros),alto da barca do inferno (Gil Vicente),entre outras inúmeras obras de cunho importante para a historia não só da literatura de Portugal,mais tambémpara a literatura universal.pois os escritores portugueses são ícones literários que jamais serão esquecidos. A disciplina,também apresenta um cunho didático muito forte,e histórico também,pois estudarliteratura portuguesa,é fazer uma viagem pelo tempo,pela linda historia de Portugal,que narra as suas guerras,as suas viagens marítimas,os seus romances,enfim toada a sua historia.
A obra maisimportante da literatura de Portugal, é o livro “os Lusíadas” de “Luis de Camões” que justamente retrata a historia do povo Lusitano, que è um povo muito batalhador, lutador de seus direitos, e dos seusideais.
A literatura portuguesa é caracterizada por uma diversidade de poesia lírica e prosa. A literatura desde cedo foi celebrada em Portugal, e depois da ocupação pelos Romanos registou-se umagrande abundância de escritos históricos que documentaram os sucessivos monarcas, as conquistas e o desenvolvimento do país.
Os cancioneiros são a evidência de uma escola de poesia de amor que se...
tracking img