Resumo lista redes otto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verônica Taquette Vaz
Lista de exercícios 1 – Redes de Computadores – Professor Otto
1- Cite os fatos importantes que marcaram a evolução da arquitetura em teleinformática. Em que época eles ocorreram?
Anos 50: uma unidade de processamento acessada de vários terminais.
Anos 60: surgimento do teleprocessamento, que permitiu o acesso da unidade de processamento por terminais de longadistância. Isso trouxe um problema: o alto gasto de processamento gerenciando os terminais.
Final dos anos 60: Surgimento do pré-processador, que era bem especializado, com a finalidade de reduzir o processamento para a unidade principal.
Anos 70: Surgimento do processamento distribuido, aumentando a flexibilidade e confiabilidade das redes e reduzindo os custos (por ser mais barato comprar várioscomputadores de menor capacidade de processamento do que apenas um, de grande capacidade).
Final dos anos 70: Surgimento de redes de longa distância, mas de pouca banda, usando linha telefonica. O motivo para a pouca banda era a dificuldade e o alto custo de passar mais cabos por grandes distâncias até os nós da rede.
Anos 80: Surgimento das redes metropolitanas interconectando estações de trabalhode alto desempenho. A fibra óptica foi importante neste cenário, por oferecer grande capacidade, baixo custo e atenuação de perdas.
2- Diga o que é um código? Um alfabeto? Uma palavra de código?
Um código é uma representação de símbolos, que pode ser em bits. Alfabeto é um conjunto de símbolos. Palavra de código é uma sequência de unidades de código correspondente a um símbolo do alfabeto.3- Qual o artifício usado pelo código Baudot para representar todo o alfabeto com apenas 5 bits?
O código de Baudot utiliza duas tabelas, com 32 caracteres cada, uma para letras, outra para símbolos. Há ainda um sinal de controle, que indica se a representação que virá a seguir é uma letra ou um símbolo. Usando este artifício foi possível representar 64 caracteres com apenas 5 bits.
Ex: A letraA era representada pelo código 00011, que era a mesma representação do traço (“-“), porém um no modo de letras e o outro no modo de símbolos.


4- Que princípios devem ser obedecidos para a definição de um código que representa textos?
• facilitar a ordenação em ordem alfabética (para as letras);
• facilitar as operações algébricas (para os números);
• conter a pontuação;
• acentuação;• formatação.
5- No que se baseia a Lei A ou a Lei µ para quantificar amostras de voz com 8 bits na mesma qualidade que se codificaria convencionalmente com 12 bits?
A Lei A ou Lei µ utiliza uma compressão logarítmica para chegar aos 8 bits. Isso porque a natureza da voz – onde os sinais de baixa amplitude são mais freqüentes e mais importantes – torna adaquada esse tipo de compressão.
6- Comose chega ao valor de 64 kbps usado em telefonia para transmissão de voz em PCM?
Considenrando-se a banda passante no canal telefonico (4kHz), e aplicando-se o Teorema de Nyquist , devem ser necessárias 8k amostras/s. Usando a compressão da Lei A ou µ, que considera 8 bits por amostra, temos uma resultante de 64kbps.
7- O que é um codificador de voz de forma de onda e codificador de vozparamétrico?
Um codificador de voz de forma de onda, capta a onda de voz do emissor, codifica-a em bits, de forma a obter uma onda o mais parecida possível com a original. Já o codificador de voz paramétrico, através de um modelo de representação da garganta humana, transmite apenas os parâmetros da voz, que será reconstituida no final da transmissão. Este codificador já não se preocupa em aproximar aforma de onda da onda original.
8- Em que se baseiam um codificador de voz diferencial e um codificador de voz em sub-bandas?
Um codificador de voz diferencial, se baseia no fato de que a voz não sofre grandes variações de forma brusca, ou seja, a partir de um ponto na onda, só será possível que o próximo ponto esteja uma uma pequena distância “x” a cima ou abaixo do mesmo.
Um codificador de...
tracking img