Resumo Lent Introd Neuroplasticidade

1328 palavras 6 páginas
Neurociência da mente e comportamento
Capítulo 6- Neuroplasticidade resumo- Bruna Manduca
Todo tecido nervoso apresenta plasticidade, que é a capacidade de alterar de modo mais ou menos prolongado a sua função e sua forma. Durante o desenvolvimento é mais expressiva que na fase adulta. Nas sinapses é que a plasticidade se mostra mais característica em adultos, sendo considerada a base funcional da memoria. São exemplos de neuroplasticidade:
Neurogênese de algumas regiões do cérebro adulto influenciada por fenômenos ambientais
Regeneração bem sucedida de axônios periféricos submetidos às lesões
Regeneração mal sucedida dos axônios do SNC
Define-se neuroplasticidade como a propriedade do SN de alterar sua função ou sua estrutura em resposta às influencias ambientais que o atingem. Tanto as alterações plásticas quanto as influências ambientais podem variar, por ex: lesão traumática, alteração congênita, ou presenciar somente um fato novo [alterações sinápticas moleculares capazes de possibilitar memorização do fato por toda a vida]. O SN é construído durante o desenvolvimento embrionário e é de modo suscetível a modulações por parte do ambiente. A interação das informações do genoma + informações do ambiente resultam na plasticidade ontogenética. O período crítico é o nome dado para a fase de maior suscetibilidade ao ambiente, quando o SN é imaturo. Alguns comportamentos são inatos e o período crítico não existe [ex: aves rompem o ovo ao nascer]. Um exemplo de período critico longo é o do ser humano de adquirir a linguagem, que dura até a adolescência, eventualmente.
A plasticidade adulta é diferente da ontogenética, pois tem caráter mais celular e molecular, incidindo sobre a sinapse. Sinapse= região em que ocorrem a transmissão e o processamento das informações com que o SN lida a todo momento, codificadas em impulsos nervosos. A plasticidade sináptica é a base da memória.
Durante o desenvolvimento e durante a vida adulta a neuroplasticidade pode manifestar-se

Relacionados