Resumo keynes e modelo cléssico

985 palavras 4 páginas
Os cléssicos
Adam Smith (1723-1790)
Considerado o precursor da moderna teoria econômica, colocada como um conjunto cientifico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith jé era um renomado professor quando publicou sua obra A riqucza das nações, em 1776. O livro é um tratado muito abrangentc sobre questoes econômicas que vão desde as leis do mercado e aspectos monetarios ate a distribuicao do rendimento da terra, concluindo com um conjunto de recomendagées politicas.

Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que.se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade à perfeicao. Adam Smith advogava a idéia de que todos os agentes em sua busca de lucrar o máximo acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. E como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia, sem necessidade da atuação do Estado. A defesa do mercado como regulador das decisões econômicas de uma nação traria muitos benefícios para a coletividade, independentemente da ação do Estado. É o principio do liberalismo. Seus argumentos baseavam se na livre iniciativa, no laissez-faire. Considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (a chamada teoria do valor- trabalho) e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas. A aplicação desse princípio promoveu um aumento da destreza pessoal, economia de tempo e condições favoráveis para o aperfeiçoamento e invento de novas máquinas e técnicas.

A idéia de Smith era clara, a produtividade decorre da divisao de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendéncia inata da troca, que, Geralmente, é estimulada pela ampliacao dos mercados. Assim, é necessario ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.
Para Adam Smith, o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas a proteção da sociedade

Relacionados

  • A crise do movimento Comunista - Fernando Claudin
    125558 palavras | 503 páginas