Resumo - keinert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Luciana Almeida 10/0112366

KEINERT, T. M. M. Os paradigmas da administração pública (1900-92). RAE. São Paulo, p.41-48

1. Paradigmas da Administração Pública
Denomina-se paradigma ascorrentes principais de pensamento. Para que um determinada área do conhecimento torne-se fonte de estudo de uma comunidade de estudiosos, eles necessitam compartilhar certos paradigmas. No campo deAdministração Pública foi possível identificar quatro grandes períodos paradigmáticos.

1.1) O Paradigma da Administração Pública como Ciência Jurídica ( 1900-29)
A princípio a administração pública noBrasil era tida como ciência jurídica. Diferenciar as duas disciplinas e caracteriza-las era a principal preocupação dos estudiosos da época.
Anos depois essa questão foi superada. Isso ocorreu apartir do momento que a Administração Pública passou a ser considerada uma ciência. O enfoque jurídico exerceu grande influência no Brasil, e apesar de, hoje, não ser o paradigma dominante ainda continuaforte e atuante.

1.2) O paradigma da Administração Pública como Ciência Administrativa ( 1930 - 79)
O paradigma principal desse período são os princípios da administração que traziam a ideia deneutralidade e aplicabilidade a qualquer contexto, permitindo que se equiparasse a Administração pública a de Empresas. Dividi-se esse período em três fases:
A primeira inicia-se com a Revolução de30, que dá inicio a expansão e estruturação estatal. Essa expansão criou condições para que se igualassem as necessidades da Administração Pública às da Administração Empresarial. Foi uma fasecaracterizada pela ideia de racionalização e pelo conceito de que “governar é administrar” - ignorando o componente político e reforçando a ideia de identidade de interesses - ambos proveniente da EscolaClássica.
A segunda fase denomina-se Administração para o desenvolvimento e vai de 1946 até 1964. É marcada pelo ideais desenvolvimentista, que reforça a ideia de que o país só poderá se desenvolver...
tracking img