Resumo- inovar ou morrer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo – Inovar ou Morrer

Shakespeare foi a inspiração para essa edição da Revista Brasileira de Administração
"Ser ou não ser, eis a questão", traduz o drama das empresas frente à revoluçãomercadológica da qual somos testemunhas. Como o tema da matéria informa, é preciso inovar para sobreviver no mercado, para se manter sempre como primeira opção de consumo na cabeça das pessoas."Compare as marcas que estavam sobre sua mesa de trabalho há alguns anos, ou nas prateleiras dos supermercados. Quantas desapareceram sem deixar saudades? Num mundo caracterizado pela rapidez das mudanças,a dura realidade é que, ao final de cada dia, adquirimos novas formas de ignorância e as organizações novas formas de incompetência. Ficar parado não é mais uma opção." (Jairo Siqueira).

Noentanto, cada empresa possui seu conceito de inovação que, por sua vez, se traduz genericamente, em vários tipos de inovação, que podem ser adequados às necessidades de cada organização, segundo a descriçãodo Manual de Oslo:

1 - Inovação em Produto: É a implantação/comercialização de um produto/serviço com características de desempenho aprimoradas, de modo a fornecer objetivamente ao consumidorserviços novos ou aprimorados.

2 - Inovação em processo: É o desenvolvimento de novos métodos de produção, comercialização ou distribuição.

3 - Inovação em Marketing: É o desenvolvimento de novométodo de marketing com mudanças significativas na concepção do produto/serviço ou em sua embalagem, no seu posicionamento, em sua promoção ou na fixação de preços.

4 - Inovação organizacional: É odesenvolvimento de novo método organizacional ou de gestão nas práticas de negócio da empresa, na organização do trabalho ou em suas relações externas.

Essas formas de inovação são complementarese sua aplicação de forma integrada e eficaz mantém a empresa no caminho certo e contínuo.

"Inovação se refere a fazer algo que nunca foi feito ou, então, a fazer algo já existente, mas de forma...
tracking img