Resumo hpe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 3 HPE
3.1 A Escolha do tema de pesquisa pode ser determinado por múltiplos fatores. Os assuntos pode ser determinado por interesse de ordem prática ou de ordem cientifica.
3.2 A formulaçãodo problema. Problema é qualquer questão não solvida e objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. Assim pode definir problema em economia qualquer questão referente a produção,distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. a) O problema deve ser formulado como pergunta b) O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: torna necessário reduzir o problema a um aspectoque possa ser tratado em um único estudo ou divido em subquestões que possam ser tratados em estudos separados. C) O Problema deve ter clareza os termos utilizados devem ser claros, deixandoexplícito o significado com que estão sendo utilizados. D) Deve ser preciso E) O problema deve ser objetivo. 3.3 A construção de Hipóteses. 3.3.1 Conceituação o papel fundamental da hipótese na pesquisa ésugerir explicações para os fatos. Essas sugestões podem ser a solução para o problema. Podem ser verdadeiras ou falsas, mas sempre que bem elaboradas conduzem a verificação empírica, que é o propósito dapesquisa cientifica. 3.3.2 Tipos de hipóteses: Causuísticas afirmam que algo ocorre em determinado caso; que um objeto, uma situação ou acontecimento especifico tem certa característica. Outrashipóteses referem se a freqüência de acontecimento aparecem em muitas pesquisas econômicas de natureza descritivas, sobretudo naquelas designadas levantamentos. De modo geral antecipam que determinadascaracterísticas ocorrem com maior ou menor intensidade num grupo classe ou sociedade.
3.3.3 O conceito de Variável refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos,aspectos segundo os casos particulares ou as circunstâncias. 3.3.4 A natureza das relações entre as variáveis as hipóteses estabelem que uma variável interfere na outra. Ex. “ O nível de fecundidade...
tracking img