Resumo Froebel e a concep o de jogo infantil

1767 palavras 8 páginas
Friedrich Froebel, o formador das crianças Pequenas.

O alemão Friedrich Froebel (1782-1852) foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas- ideia que hoje consagrada pela psicologia , ciência da qual foi percursor.
Froebel compartilhava com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta e sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas usadas até hoje em Educação infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
Foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto – educação, um conceito que só se difundiria no início do século 20.

Treino de habilidades

Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Para ele a natureza era a manifestação de Deus no mundo terreno e expressava a unidade de todas as coisas Além do misticismo e da unidade, a natureza continha, de acordo com Froebel, um sistema de símbolos conferido por Deus.
A criança segundo o educador trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano.

Brinquedos criados para aprender

Froebel considerava a Educação infantil indispensável para a formação da criança . As atividades e o material escolar eram determinados de antemão. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado.
A atividade dos sentidos e do corpo despertariam o germe do trabalho, que segundo o educador alemão seria uma imitação da criação do universo por Deus.

Educação Espontânea

O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. De modo geral, no entanto,

Relacionados

  • A gramatica e o texto
    51958 palavras | 208 páginas