Resumo formas elementares durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As formas elementares da vida religiosa
Emile Durkheim é um dos pilares clássicos da sociologia e sua obra tem uma importância fundamental para o conhecimento das mais diversas instancias da sociedade, no entanto, como podemos analisar a partir deste texto, mesmo ele não consegue fugir dos preconceitos europeus para com as culturas e religiões existentes fora do eixo europeu.
Logo no início daintrodução da obra “As formas elementares da vida religiosa”, ele afirma que o objeto principal do livro é a analise da religião mais simples que seja conhecida, com vistas a determinar as formas elementares da vida religiosa – Por que elas são mais fáceis de atingir e de explicar através da religiões primitivas”
Logo se percebe o equivoco por parte do autor, na realidade não existem religiõesmais simples ou primitivas, todas as religiões são complexas e permeadas de especificidades.
Para termos uma melhor compreensão a respeito das representações para com as religiões não européias temos de praticar a arte da desconfiança, olhar de modo distanciado e crítico, este exercício é um dado decisivo no processo de conhecimento de nossa própria cultura.
Voltando, Durkheim mesmo tentandonegar, ele afirma que existem formas “caducas” de crenças e religiões, ou seja, inferioriza culturas que provavelmente desconhece profundamente. Devemos entender que representação é sempre uma construção, que é intencional e não natural, é produzida pelo homem, não sendo dada, nem inata, por isto devemos sempre questionar as informações que nos chegam, perguntar como foram construídas.
Armadilha dequalquer discurso “universalizante” e generalizante: acreditar na semelhança entre o familiar e o conhecido.
Vamos refletir sobre este trecho: “Portanto, não estudaremos a religião mais antiga, objeto de nossa investigação, pelo único prazer de relatar coisas bizarras e singularidades.” Bizarras em relação a que? Logo se pergunta. O autor mostra um total desrespeito pela cultura do outro, secolocando como civilizado e superior a esta.
O desenvolvimento do conhecimento cientifico é um poderoso meio de detecção dos erros e de luta contra as ilusões. Entretanto, os paradigmas que controlam a ciência podem desenvolver ilusões, e nenhuma teoria cientifica está imune para sempre contra o erro. Além disso, o conhecimento cientifico não pode tratar sozinho dos problemas epistemológicos,filosóficos e éticos. Quando às doutrinas, que são teorias fechadas sobre elas mesmas e absolutamente convencidas de sua verdade, são invulneráveis a qualquer crítica que denuncie seus erros.
Em outro momento o autor afirma: “Portanto, no fundo, não existem religiões falsas. À sua maneira todas são verdadeiras, todas respondem, mesmo que de diferentes formas, a condições dadas da existência humana. Semdúvida, é possível dispô-las segundo uma ordem hierárquica.” Em outras palavras, segundo o autor existe uma linha evolutiva das religiões, ainda que todas sejam verdadeiras, novamente um erro substancial e uma forma de menosprezar o outro.
Este texto de Durkheim mostra que em muitos momentos da história, somos omissos com o fato das ciências humanas, exatas e biológicas classificarem gruposhumanos e o seu conhecimento de acordo com a sua lógica e não com a lógica do outro, a qual era negada ou denominada como irracional. Como se o nosso mundo não-europeu fosse habitado por seres aos quais era negado o reconhecimento como humanos.
Em outro momento: “Nas sociedades inferiores, tudo é completamente diferente. O menor desenvolvimento das individualidades, a extensão mais fraca do grupo, ahomogeneidade das circunstancias exteriores, tudo contribui para reduzir ao mínimo as diferenças e as variações. O grupo realiza de maneira regular, uma uniformidade intelectual e moral de que só encontramos raros exemplos nas sociedades mais adiantadas. Tudo é comum a todos. Os movimentos são estereotipados, todo mundo executa os mesmos atos, nas mesmas circunstancias, e esta conformidade da...
tracking img