complexo educacional ferreirta e silva

3309 palavras 14 páginas
COMPLEXO EDUCACIONAL FERREIRA E SILVA
PROF: ANA PATRICIA
ALUNA: JEANE SOUZA DE ANDRADE
CURSO: ENFERMAGEM 04

SAÚDE
DA
MULHER

JUAZEIRO-BAHIA 10 DE FEVEREIRO DE 2014

Durkheim definiu a religião como um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, interditadas, crenças e práticas que unem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que aderem a ela.

Durkheim em sua sociologia da religião teve certa ingenuidade de admitir que o mesmo totem servisse para explicar todas as realidades, isto é, se as idéias de sagrado, da alma e de deus (sinônimo de sociedade) explicassem sociologicamente o caso dos australianos, poderiam estes extrapolarem todos aqueles povos que manifestarem as mesmas idéias com as mesmas características essenciais. Investigações etnográficas já têm revelado que há povos com clãs e sem totens e povos com totens sem clãs. Ainda que o totemismo pudesse surgir do instinto gregário, ele não pode ser provado nem tampouco pode demonstrar-se que outras formas religiosas provêm do totemismo. E por último, a dicotomia entre sagrado e profano não pode manter-se já que se dão no mesmo nível de experiência e, em vez de estarem claramente diferenciados, estão tão entrelaçados que resultam inseparáveis.
RESUMO DA OBRA "AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA DE DURKHEIM - 1912"
Resumo da obra “As Formas elementares da Vida Religiosa” de Émile Durkheim – 1912, a partir da análise de Mirela Berger.
Por Vanilce Fiel
Segundo a autora que analisa a obra, o objetivo central de Durkheim é de elaborar uma teoria geral da religião, baseado nas análises das instituições religiosas mais simples e mais primitivas. Para Durkheim só é possível apreender a essência de um fenômeno social a partir da observação de suas formas mais elementares.
O Livro apresenta três grandes eixos de análise:
 O primeiro consiste em descrever e analisar detalhadamente os sistemas de clãs e totemismo de

Relacionados