Resumo fisiologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FISIOLOGIA VEGETAL
ESTRUTURA DA MOLÉCULA
As propriedades físico-química da água estão intimamente relacionadas à sua estrutura eletrônica, ou seja, derivam primeiramente da estrutura polar da molécula de água. O aumento da temperatura não rompe facilmente as ligações da água.
As fortes ligações entre as moléculas de água são devidas às formações de pontes de hidrogênio como conseqüência daestrutura da molécula.

PROPRIEDADE DE SOLVENTE
Por ser um solvente de largo espectro (“solvente universal”), a água dissolve a maior quantidade e variedade de substâncias do que qualquer outro solvente conhecido. Essa Excelente propriedade de solvente da água se deva à sua natureza polar e ao seu pequeno tamanho, possibilitando que ela seja um bom solvente para substâncias iônicas e paramoléculas que contém resíduos polares como –OH ou –NH2 comumente encontradas em açúcares e proteínas. Como solvente, a água é quimicamente bastante inerte, atuando como um meio ideal para a difusão e as interações químicas de outras substâncias.
A água tem a capacidade de neutralizar cargas de íons ou macromoléculas, circulando-as de forma orientada com uma ou mais camadas, formando a chamada capa demoléculas de água ou camada de solvatação. Essa capa de hidratação reduz as probabilidades de recombinações entre os íons e as interações entre as macromoléculas, funcionando como um isolante elétrico.
A efetividade da água como isolante elétrico diminui com a concentração do soluto.
A água tem a tendência também de se ligar fortemente à superfície de colóides do solo, como argila, silte eareia, bem como à celulose e a muitas outras substâncias. Essas características de adsorção é de grande importância na relação solo – planta.

PROPRIEDADES TÉRMICAS
A água apresenta propriedades térmicas atípicas e biologicamente muito importantes, tais como elevados valores de ponto de fusão e de ebulição, de calor latente de fusão e de vaporização e de calor específico. Essas propriedades sãoextremamente importantes, possibilitando que a água mantenha-se no estado líquido a temperaturas compatíveis com a vida.
De modo geral, quanto menor uma molécula, menores serão seu ponto de fusão e ebulição.

PROPRIEDADES DE ADESÃO E COESÃO
A atração intermolecular que ocorre com as moléculas de água resultando na formação das pontes de hidrogênio é conhecida como coesão. Como conseqüência dessaalta força coesiva interna entre as moléculas, a água apresenta também considerável tensão superficial. Isso fica evidente na comparação entre a água e o ar, porque as moléculas de água são mais fortemente atraídas pelas moléculas vizinhas do que pela fase gasosa do outro lado da superfície. O termo tensão superficial refere-se à condição que existe na interface. Entretanto, a melhor maneira dedefinir tensão superficial é considerá-la como a quantidade de energia requerida para expandir a superfície por unidade de área. A água tem uma tensão superficial maior do que qualquer outro líquido, com exceção do mercúrio.
Como resultado dessa alta tensão superficial, a água apresenta dificuldades de se espalhar e penetrar nos espaços de uma superfície. Isso fica evidente na formação de gotículasnas folhas e no fato de a água não entrar nos espaços intercelulares das folhas através dos estômatos abertos. A alta tensão superficial é a razão também de a água suportar o peso de pequenos insetos.
A coesão das moléculas de água é também responsável pela alta força de tensão, definida como a capacidade de resistir a uma força de arraste, ou, ainda, é a tensão máxima que uma colunaininterrupta de qualquer material pode suportar sem quebrar. No xilema, o rompimento da coluna contínua de água tem efeito devastador sobre o transporte de de seiva bruta, principalmente em árvores.
As mesmas forças que atraem as moléculas de água (coesão) são aquelas que atraem as moléculas de água às superfícies sólidas, uma propriedade conhecida como adesão. Essas interações atrativas são importantes...
tracking img