Asfalto borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alternativas sustentáveis para pavimentação
Cesar F. Junior
Lucas S. Belhiomini
Ricardo O. Olivas
Eng. Civil 4º. B

Resumo
Ainda novo no Brasil, o “asfalto-borracha”, proveniente da mistura de pneumáticos inservíveis, que são triturados e adicionados aos agregados no preparo da massa asfáltica, traz inúmeros benefícios tanto ambientas, com o descarte correto do material, quanto técnicos, comresultados que compravam que a borracha aumenta a resistividade e elasticidade do pavimento, alem de vários outros como o retardamento da reflexão de trincas, redução do ruído provocado pelo tráfego entre 65 e 85%; conforto para os usuários em função da melhor aderência pneu-pavimento, maior resistência ao envelhecimento, porem sua produção ainda é cerca de 30% mais cara. Mas vem sendo cada vez maisutilizada. Ainda depende muito do incentivo e interesse por parte do Governo e iniciativas privadas, para que hajam mais pesquisas e estudos na área, e também uma produção em larga escala. Além disso, tramita no Governo o projeto de Lei 132/11, que determina diretrizes para o uso permanente da borracha de pneus inutilizáveis na produção de matéria prima para a pavimentação das vias publicas. Assimsendo, este trabalho apresenta as vantagens e desvantagens da inserção da borracha na pavimentação, visando torna-lo viável, sendo esse um meio de minimizar os impactos que este causa no planeta, e melhorar as condições de conservação e trafegabilidade.
Palavras Chave: Asfalto, pneumáticos inservíveis, meio ambiente.

Introdução
Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessurasfinitas, construídas sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do trafego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. Os pavimentos podem se classificar em três tipos diferentes:
* Rígidos – placas de concreto de cimento Portland;
* Semi-rígidos –revestidos de camada asfáltica e com base estabilizada quimicamente(cal, cimento);
* Flexíveis – revestidos de camada asfáltica e com base de brita ou solo.
Os pavimentos asfalticos são aqueles em que o revestimento é composto por uma mistura constituída basicamente de agregados e ligantes asfálticos. As camadas de revestimento asfáltico, base, sub-base e reforço do subleito são de grandeimportância estrutural. Limitar as tensões e deformações na estrutura do pavimento, por meio da combinação de materiais e espessuras das camadas constituintes, é o objetivo da Mecânica dos Pavimentos.
O revestimento asfáltico pode ser composto por camada de rolamento – em contato direto com as rodas dos veículos e por camadas intermediárias ou de ligação, por vezes denominadas de binder, embora essadesignação possa levar a uma certa confusão, uma vez que esse termo é utilizado na língua inglesa para designar o ligante asfáltico, conhecido como CAP. Dependendo do tráfego e dos materiais disponíveis, pode-se ter ausência de algumas camadas. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda podeapresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.
O Uso de pneus
Diversos países tem desenvolvido legislação especifica afim de que seu departamentos de estradas de rodagem investiguem e pesquisem sobre a utilização de materiais recicláveis nas obras de pavimentação. No Brasil estima-se que mais de 3 mil km de estradas já estejam cobertas pelo chamado“asfalto-borracha”, técnica bastante difundida nos Estados Unidos ainda é nova no Brasil, devido ao seu alto custo de produção, ao em torno de 30% a mais que o asfalto comum derivado do petróleo.
Por aqui o uso da borracha em pavimentação asfáltica foi aprovado no final da década de 90, por meio de uma resolução do CONAMA(Conselho Nacional do Meio Ambiente), entretanto a lei faz maior referencia a assuntos...
tracking img