Resumo - filme - tropa de elite 2

Data: 15/05/2012
Atividade: Filme
Material: Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro.
Duração: 1h 55 min

“Sistema”, foi essa a palavra mais utilizada pelo Coronel Nascimento no filme Tropa deElite 2. Ao contrário do anterior, cujo mal de toda sociedade se encontrava na periferia sob comando dos excluídos e marginalizados, o Coronel Nascimento bate de frente com algo maior e maispoderoso, dessa vez não basta uma simples chacina planejada e bem efetuada pelos “faca na caveira” para resolver.

Os policiais corruptos, agora livre dos bandidos, formaram milícias poderosas que não veemlimites para continuar comandando a situação e lucrando em cima das comunidades. Utilizaram o poderio do BOPE para se ver livre dos traficantes poderosos e assim assumir o poder. O CoronelNascimento, destituído do seu cargo no BOPE devido a uma contenção de uma rebelião que teve péssima repercussão, em razão da morte de um bandido na frente de um ativista dos Direitos Humanos que negociava o fimdo motim. Nascimento assume o cargo de subsecretário da segurança e percebe que o buraco era bem mais embaixo do que ele pensava.

Havia um complexo esquema intrinsecamente ligado entre oscomandantes das milícias e os políticos. Depois de toda crítica dele feita ao ativista dos Direitos humanos, ele percebe que no fim das contas, era ele que estava fazendo o jogo para as pessoas erradas.Havia criado um monstro sem saber, os marginais que o BOPE matava era apenas um detalhe no sistema, havia muita coisa por trás, e ele sem perceber fazia o que os figurões do poder queriam e usavam issopara seu jogo político.

Quando o Coronel Nascimento se dá conta de tudo que se passa por trás dos bastidores, ele tornar-se inimigo número um do sistema e por isso deve ser eliminado. A partir daíem um paradoxo com seus pensamentos antigos, ele passa atacar assim como os Intelectuais de esquerda atacavam as operações que o BOPE fazia. Ele se volta contra o sistema, e em uma CPI consegue...