Resumo Estudos Antropol gicos e Sociol gicos

1664 palavras 7 páginas
Resumo Estudos Antropológicos e Sociológicos (EAD)

- Diferentes Cultura  Distintos modos de pensar o homem!
Pensamento Mítico (Explicação a partir do “Extra-físico”);
Pensamento Filosófico (Séc. VIII a. C.).
O início de tudo dá-se pelo pensamento mítico, onde a explicação do homem e dos fenômenos era dada a partir de forças míticas (extra-físicos). Deuses que geralmente eram associados às crenças, cultura e natureza. Instaura-se um modelo de vida cego, onde a livre escolha era excluída. Os deuses decidiam o destino humano. Permaneceu por diversos anos até a entrada do pensamento filosófico (Sec. VIII a. C.).
Vontade tinha de ser mantida sobre controle;
Exclusão do livre arbítrio;
O homem posto como tendo essência, pensamento essencialista sobre o mesmo.

- Pensamento Filosófico, reflexão e questionamento.
Questionamento ao “homem-natureza”;
Explicação do homem a partir dos elementos;
Sócrates, Platão e Aristóteles.
*Para entender o pensamento filosófico é necessário compreendermos como cada um desses pensadores definia sua linha de pensamento.
Os filósofos começam a questionar as narrativas dos religiosos e autoridades, que não apresentavam provas de seus discursos. Abrem-se portas então para novas maneiras de reflexão sobre a razão social da época e os conceitos de “homem-natureza” (escolhidos por Deus). O pensamento mítico perde força e alavanca o pensamento racional, os cidadãos agora começam a decidir o que é bom ou ruim para eles, vale lembrar que nem todos eram considerados cidadãos (exclusão das mulheres e escravos e estrangeiros). O pensamento racional nasceu com os pensadores que apoiavam-se na cosmologia, tentando explicar a essência humana através dos elementos. Apoiados também a lógica e ao diálogo, chegaram Sócrates, Platão e Aristóteles, nesta mesma ordem, que por meio de suas teorizações e argumentações buscaram o bem público.
Método Socrático:
O método socrático consiste na argumentação, exortação e ironia, um confronto de ideias onde

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas