Trabalhovirtualadm

406 palavras 2 páginas
Mintzberg identificou três papéis dos administradores. Estes papéis atuam como características das pessoas que ocupam cargos de gerência. Relacionamento pessoal, capacidade técnica e outros atributos são considerados componentes destes papéis. Assim sendo, identifique estes três grupos de papéis e explique-os com os componentes que os definam. Use o quadro abaixo para sua resposta. Não exceda os limites propostos.

PAPÉIS GERENCIAIS
1) Papeis Interpessoais.
- Símbolo.
- Líder.
- Elemento de ligação.

2) Papeis de Informação.
- Coletor.
- Disseminador.
- Porta-voz.

3)Papeis Decisórios.
Empreendedor.
Solucionador de problemas.
Administrador de recursos.
Negociador.

COMPONENTES DE DEFINIÇÃO

- SÍMBOLO: O administrador age como símbolo e representante da organização e realiza tarefas cerimoniais como chefe da unidade saudando visitantes, comparecendo a casamentos de subordinados e levando cliente para almoçar.
- LÍDER: Como os administradores trabalham com e através de outras pessoas são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato, o sucesso ou fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso.
- ELEMENTO DE LIGAÇÃO: Como os políticos, os administradores devem aprender a trabalhar com todas as pessoas de dentro ou de fora da organização, que possam ajudá-los a alcançar os objetivos organizacionais.
- COLETOR: Os dirigentes buscam constantemente informações úteis, tanto dentro como fora da organização. Eles fazem perguntas aos subordinados e coletam informações não solicitadas, geralmente através de sua rede de contatos. O papel de coletor frequentemente faz dos administradores os membros mais bem informados de seus grupos.
- DISSEMINADOR: Nesse papel, os dirigentes distribuem aos subordinados informações importantes. Parte dessa informação vem de reuniões de equipe e de memorandos, mas parte dela é baseada na análise e interpretação dos fatos feita pelo dirigente.
- PORTA-VOZ: Os dirigentes também,

Relacionados