Resumo em sequanciamento

1787 palavras 8 páginas
RESUMO DE PCPII - SEQUENCIAMENTO - PARTE I

Lógica de programação
Temos um conjunto de pedidos defino por ordem de fabricação via MRP ou outro qualquer, onde nós sabemos o que produzir. O que falta agora é decidir em qual momento começar e acabar de fabricar cada um dos meus itens e em cada uma das máquinas e recursos que disponho.
Para tomar esta decisão fazemos o uso de combinações que é o sentido de programação: * Alocar 1º momento disponível- programação para frente; * Alocar mais tarde- programação para trás; ou * Alocar em função do recurso restritivo- programação bidirecional.
Agora definimos a regra (lógica) que vamos utilizar, sabendo que essas lógicas se encontram no sistema de programação. São elas:

FIFO – Primeira a entrar e primeira a sair . (sendo esta a mais básica.)
Exemplo – pego o conjunto de pedidos e transformo em ordens, essas ordens têm numeração ou data de cadastro. Pela numeração podemos saber, por exemplo, a ordem 90 que é anterior a 91,92.... . O FIFO nada mais é que 1º programa a ordem de menor nº , ou seja, a ordem cadastrada mais cedo no sistema. Regra óbvia mais está lá configurada e não necessariamente oferece um resultado pior, temos que simular para sabermos qual a consequência de usarmos essa técnica.

SPT – Menor tempo de operação.
Exemplo – Temos uma série de ordem para programar. Essas ordens concorrem pelo mesmo recurso, então temos: 4,5,6 ordens que, por exemplo, começam pela máquina 1.
Como decidir que uma dessas 6 ordens vão ocupar primeiro a máquina 1?
Temos produtos diferentes em cada ordem que podem gastar:
1º - pode ter um produto que gasta 5 min. Na máquina 1 e outro gasta 30 min. , se tiver utilizando esta lógica entrará primeiro o produto de 5 min.
Por que utilizar esta regra?
Para não deixar máquinas subsequentes ociosas, ou seja, aguardando o produto passar pela máquina 1 .
Qual é o problema?
1º - as ordens grande vão ficando para trás e em geral estas ordens têm valor alto, porém

Relacionados