Resumo em sequanciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE PCPII - SEQUENCIAMENTO - PARTE I

Lógica de programação
Temos um conjunto de pedidos defino por ordem de fabricação via MRP ou outro qualquer, onde nós sabemos o que produzir. O que falta agora é decidir em qual momento começar e acabar de fabricar cada um dos meus itens e em cada uma das máquinas e recursos que disponho.
Para tomar esta decisão fazemos o uso de combinações que éo sentido de programação:
* Alocar 1º momento disponível- programação para frente;
* Alocar mais tarde- programação para trás; ou
* Alocar em função do recurso restritivo- programação bidirecional.
Agora definimos a regra (lógica) que vamos utilizar, sabendo que essas lógicas se encontram no sistema de programação. São elas:

FIFO – Primeira a entrar e primeira a sair . (sendo estaa mais básica.)
Exemplo – pego o conjunto de pedidos e transformo em ordens, essas ordens têm numeração ou data de cadastro. Pela numeração podemos saber, por exemplo, a ordem 90 que é anterior a 91,92.... . O FIFO nada mais é que 1º programa a ordem de menor nº , ou seja, a ordem cadastrada mais cedo no sistema. Regra óbvia mais está lá configurada e não necessariamente oferece um resultadopior, temos que simular para sabermos qual a consequência de usarmos essa técnica.

SPT – Menor tempo de operação.
Exemplo – Temos uma série de ordem para programar. Essas ordens concorrem pelo mesmo recurso, então temos: 4,5,6 ordens que, por exemplo, começam pela máquina 1.
Como decidir que uma dessas 6 ordens vão ocupar primeiro a máquina 1?
Temos produtos diferentes em cada ordem que podemgastar:
1º - pode ter um produto que gasta 5 min. Na máquina 1 e outro gasta 30 min. , se tiver utilizando esta lógica entrará primeiro o produto de 5 min.
Por que utilizar esta regra?
Para não deixar máquinas subsequentes ociosas, ou seja, aguardando o produto passar pela máquina 1 .
Qual é o problema?
1º - as ordens grande vão ficando para trás e em geral estas ordens têm valor alto, porém, uma vez produzidas podem estar postergando um faturamento não desprezível;
2º - Estamos observando apenas aquela máquina (1), e não estamos observando a sequência de operações posteriores a ela, então pode ser naquela máquina:
Produto A: 5min; quantidade a produzir: 100 produtos.
Produto B : 30 min. quantidade a produzir: 100 produtos.

Então vamos fazer o produto A, mas naoutra máquina pode-se inverter.

Por essa escolha acabamos de priorizar uma ordem que demora mais a atravessar a linha do que a outra quando a premissa inicial era liberar mais rapidamente ordens que correm mais rápido na linha.

LWR – Menor trabalho restante.
Exemplo – Olhamos tudo que falta para fabricar daquela ordem, fazemos os somatórios dos tempos e comparamos com os tempos das ordens.Podemos comparar produtos que compartilham o mesmo fluxo, e também comparar produtos que têm fluxos diferentes mais que eventualmente compartilham o mesmo recurso.
Como calcular o menor tempo de trabalho restante :
1º - Partir das premissas que a fábrica esta vazia, e assim programar a ordem como se fosse passar por esta fábrica vazia.

Gráfico 2 :

CONVERT – Custo ao longo do tempo.
Usa-se oLWR como uma das referências . Mas o que estamos buscando?
Queremos maximizar saídas de ordem mais caras, por isso que utilizamos a margem ou preço, pois estamos priorizando as ordens que dá maior faturamento ou maior retorno.
Máx=[custoLWR]
Podemos utilizar quando tivermos o maior custo ou menor LWR.

LST – Menor tempo de setup
Essa regra só faz sentido a utilizar quando o nosso setup edependente de sequência, mas se meu setup é fixo não importa qual produto a fabricar irá demorar sempre 10h, essa regra não diferencia em nada.
Exemplo - acabamos de fabricar um produto preto agora temos outro produto para fazer e para isso olhamos na matriz para verificar se temos outro produto preto caso tenha o seu tempo de setup é menor, caso contrário verificar qual das outras 2 cores...
tracking img